23 de março de 2021

Venda da Bergen Engines aos russos bloqueada em definitivo

O governo norueguês interveio para bloquear a venda do fabricante Bergen Engines, do universo Rolls-Royce, à russa TMH International por motivos de segurança nacional.

A Rolls-Royce anunciara a venda, no valor de, aproximadamente, 150 milhões de euros, no início de fevereiro. De acordo com os termos do contrato, a Bergen Engines seria operada, como uma empresa independente, pela TMH International, com sede na Suíça.

No início deste mês, o governo norueguês informou a Rolls-Royce que estava a examinar os termos do negócio e a verificar se a venda planeada deveria ser bloqueada, de acordo com a Lei de Segurança.

Em comunicado divulgado hoje (23 de março), a Ministra da Justiça e Gestão de Emergências, Monica Mæland, afirmou: “Consideramos agora que temos informações suficientes para concluir que é absolutamente necessário evitar que a empresa seja vendida a uma empresa que é controlada por um país com o qual não temos cooperação de segurança.” Lembre-se que a Bergen Engines fornece a marinha da Noruega, membro da OTAN, bem como a indústria naval global.

O governo norueguês disse que a tecnologia que a Bergen Engines possui e os motores que produzem "teriam grande importância estratégica militar para a Rússia" e "iriam fortalecer as capacidades militares da Rússia de uma forma que seria claramente contrária aos interesses da política de segurança norueguesa e aliada".

Mæland disse: “No geral, o governo acredita que os interesses da segurança nacional podem ser ameaçados se a propriedade da Bergen Engines for transferida da Rolls-Royce para a TMH.”

Mæland disse que será apresentada, na sexta-feira (26 de março), uma proposta para suspender a venda.

Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário