10 de março de 2021

Noruega para venda de motores Bergen pela R-R a empresa russa

O governo da Noruega suspendeu a venda da Bergen Engines, fabricante norueguês de motores de propriedade da Rolls-Royce Holdings, para o THM Group, empresa controlada pela Rússia.

A Autoridade de Segurança Nacional da Noruega (NSM) expressou dúvidas sobre a venda por US $ 178 milhões da empresa norueguesa de fabrico de motores de propriedade da britânica Rolls-Royce para a empresa russa THM Group. O negócio está a ser avaliado devido às implicações relacionadas com segurança para a marinha da Noruega e o setor civil. A 9 de março de 2021, o governo da Noruega anunciou a suspensão da venda, argumentando que havia “incerteza significativa em relação aos interesses de segurança nacional” em relação ao negócio.

Em declarações à imprensa, Monica Mealand, Ministra da Justiça da Noruega, destacou que as autoridades do país têm uma “dúvida que deve ser resolvida” antes da venda ser aprovada. Seguindo a lei norueguesa, enquanto o NSM avalia a aquisição corporativa, a venda deve ser suspensa. É difícil estimar quanto tempo o processo de avaliação pode levar, porque as autoridades precisam avaliar quais as implicações e a sua amplitude que este negócio poderá ter sobre a segurança do país. A Bergen Engines é um dos fornecedores da marinha da Noruega, fabrica motores a diesel para clientes marítimos e de geração de energia.

“Deve ser decidido de acordo com a lei de segurança da Noruega se os novos proprietários terão acesso a informações confidenciais. [...] Se uma empresa russa adquirir um fabricante líder de motores, também poderá dar à marinha russa acesso a novas tecnologias”, disse Jakub Godzimirski, um professor do Instituto Norueguês de Assuntos Internacionais, apontando que as autoridades devem avaliar todas as ameaças potenciais à segurança nacional da Noruega.

A fabricante britânica de motores Rolls-Royce pretendia vender os motores Bergen ao Grupo TMH no seguimento do seu plano de descarte, o que deve ajudar a empresa a reduzir as perdas sofridas durante a crise do COVID-19. O potencial novo proprietário da Bergen Engines, TMH Group, disse que cooperaria com as autoridades norueguesas com o objetivo de finalizar o negócio e concluir a transação suspensa.

Enquanto isso, a Rolls-Royce disse que informou o governo norueguês antes de anunciar a venda da Bergen Engines e destacou que o processo de venda foi interrompido.

Em 2019, a Noruega implementou uma nova lei relacionada à segurança nacional segundo a qual o governo recebeu o direito de suspender aquisições estrangeiras quando estejam envolvidos interesses nacionais do país.

Fonte 

 

2 comentários:

  1. Na frase "Noruega para venda de motores Bergen pela R-R a empresa russa", não será "Noruega pára venda", porque de facto é o que aquele país nórdico pretende fazer, mas pelo contrário, não facilitar a cedência da empresa fabricante de motores, por questões de segurança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pára ou Para de chorar?
      A forma correta é para, sem acento gráfico.

      Com o Acordo Ortográfico, esta forma do verbo parar deixa de ser acentuada graficamente, mas continua a pronunciar-se da mesma maneira.

      (retirado da Infopédia, enciclopédia da Língua Portuguesa)

      Eliminar