1 de março de 2021

Explosão em porta-automóveis no Golfo de Omã

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu culpou hoje o Irão por uma explosão a bordo de um navio de propriedade israelita Roll On Roll Off (RORO) MV Helios Ray no Golfo de Omã na semana passada, uma acusação rejeitada por Teerão.

O porta-automóveis MV Helios Ray foi atingido durante a noite de quinta-feira para sexta-feira por uma explosão acima da linha da água, que um alto funcionário de inteligência dos EUA disse ter feito buracos em ambos os lados do casco. Um oficial israelita disse que terão sido usadas minas de lapa (ventosa).

O Irão negou o envolvimento. “Rejeitamos veementemente essa acusação”, disse Saeed Khatibzadeh, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores em Teerã, em entrevista coletiva. “A segurança do Golfo Pérsico é extremamente importante para o Irão e não permitiremos que espalhem o medo na região com tais acusações.”

Os perpetradores deveriam conhecer a propriedade israelita do navio e o incidente ocorreu perto da costa controlada pelo Irão.

As tensões aumentaram na região do Golfo desde que os Estados Unidos voltaram a impor sanções ao Irão em 2018, depois que o então presidente Donald Trump retirou Washington de um acordo nuclear de 2015 entre o Irão e as grandes potências.

Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário