O Container Shipping Supporting Seafarers (CSSS) expressou preocupação com o impacto físico e psicológico do colapso de uma pilha de contentores no marítimo.
O CSSS, um grupo de voluntários estabelecido em 2017 por Philip Eastell, acredita que o desabar da pilha de contentores pode resultar não apenas em lesões físicas ou fatais, como também causar distúrbios de stress pós-traumático (PSPT) e sintomas semelhantes.
“Estar a bordo de um grande navio durante um grande colapso de pilha no convés deve ser uma experiência extremamente estressante. O movimento brusco de tantos contentores a desabar, caindo sobre outros no convés ou no mar, conjugado com todo o barulho, deve ser muito assustador e traumático, de fato”, disse Eastell.
Isso. além da exposição potencial a ferimentos graves e fatais em resultado do colapso dos contentores e respetivo conteúdo. No caso de derrame de cargas perigosas, o navio e a tripulação correm ainda mais perigo.”
A Perturbação de Stress Pós-Traumático caracteriza-se por pensamentos intrusivos, pesadelos ou flashbacks de um evento traumático passado, procura incessante de evitar estímulos, pessoas, situações ou atividades que despoletem memórias associadas ao evento traumático, estado de constante alerta e insónias.
Resumidamente, esta perturbação causa um enorme sofrimento e problemas a nível pessoal, social e profissional. O individuo com esta perturbação tem uma maior tendência para o suicídio e para se automutilar.
A preocupação da CSSS segue-se a uma série de incidentes muito graves e de grande repercussão. Nos últimos três meses, houve pelo menos seis colapsos de estiva significativos em mega-navios porta-contentores.
Embora a CSSS faça questão de não culpar ou comentar as razões de tais incidentes, a principal preocupação do grupo de voluntários é a segurança e o bem-estar do marítimo durante e após tal evento.
“Pelo que eu sei, a tripulação tem que permanecer a bordo pelo resto da viagem após o colapso da estiva. Isso precisa ser revisto, pois é altamente provável que os marítimos sejam afetados emocionalmente e / ou fisicamente e precisem de apoio psicológico”, disse Eastell. “Este é um problema de segurança do navio.”
“As implicações e perdas comerciais, é claro, são enormes e podemos entender a sensibilidade em torno desse problema, mas a indústria tem o dever de cuidar do marítimo após um incidente destas dimensões. Não devemos esquecer o elemento humano”, acrescentou.
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