12 de março de 2021

Piratas continuam a atacar a navegação no Golfo da Guiné

De acordo com informações, o navio-tanque de produto de 19.800 dwt Davide B, com uma tripulação de 21 a bordo, encontrava-se a navegar da Letónia para o Estado do Delta (Nigéria) foi abordado por nove piratas armados a cerca de 220 mn ao sul de Lagos, ontem pelas 12 horas UTC.

O navio tinha uma tripulação de 21 pessoas, composta por cidadãos ucranianos, romenos e filipinos, dos quais 15 foram feitos reféns. A nacionalidade dos tomados reféns não é conhecida. O navio é operado pela De Poli Shipmanagement, na Holanda.

“A área onde o incidente ocorreu teve um aumento significativo no número de incidentes entre o final do quarto trimestre de 2020 e o início do primeiro trimestre de 2021. Durante este período, os PAGs mostraram um maior interesse em áreas de redireccionamento, frequentemente, usadas como pontos de ligação / desligamento para escoltas de segurança, navegando pela ZEE da Nigéria ou fazendo escala em portos nigerianos”, disse o Praesidium International em um alerta.

“Este modus operandi corrobora a hipótese de que os PAGs têm um conhecimento completo da Marinha local e dos movimentos de segurança privada, bem como das rotas de navegação comercial dentro da área da grande ZEE da Nigéria.”

A Dryad Maritime divulgou que “Os navios nesta área estão numa situação de vulnerabilidade ímpar pois, geralmente, operam em águas para além da área de cobertura operacional das forças de segurança regionais. Em 2020, houve 5 incidentes, incluindo um sequestro que ocorreu a 30mn do incidente, agora, relatado.”

Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário