22 de março de 2021

Depois de grão, um Capesize vai carregar toros, en frete incomum

Se carregar grãos em navios Capesize já era incomum, despachar toros de madeira nesses enormes graneleiros é uma jogada excecional dos comerciantes em busca para manter os custos de frete sob controlo.

Os graneleiros Capesize são usados, ​​essencialmente, para transportar minério de ferro e carvão, deixaram o mercado atónito depois que um navio Capesize – o MV “Pelican Cape”, de 2013 e com 181.415 dwt – foi fretado para carregar toros de madeira do porto uruguaio de Montevidéu para o norte da China.

Isto, logo após um navio Capesize – o MV “Pacific Myra” de 2019, com 180.000 dwt, operado pela Cargill – ter sido sendo fretado para carregar grãos de Paranaguá, devendo chegar chegar ao porto brasileiro a 27 de março.

Os toros são, normalmente, transportados nos navios da classe Handysize / Handymax / Supramax, navios de 28.000 dwt / 38.000 dwt e 57.000 dwt, respectivamente. Alguns dos navios Handysize / Handymax são especializados e dedicados, em exclusivo, ao transporte de madeira em toros.

Nos últimos tempos, a ampla distribuição de oportunidade de frete entre o Capesize e os graneleiros menores Panamax e Supramax, resultou que os fretadores estão a tentar contratar navios maiores para economizar nos custos de frete.

De acordo com várias fontes do setor, o MV “Pelican Cape”, operado pela Zodiac Maritime, que deveria chegar ao porto de carregamento de minério de ferro no Brasil no final de março ou início de abril, está, afinal, programado carregar toros de madeira em Montevidéu. Quando contatada, a Zodiac recusou-se a comentar o assunto.

A taxa de frete para transporte de madeira no MV “Pelican Cape” foi relatada num montante fixo (lumpsum) inferior $ 4 milhões para o transporte de cerca de 90.000 Japan Agricultural Standard, ou toros JAS. O frete indicado para a rota Montevidéu-Lanshan para navios Supramax e Handysize fixa-se na faixa dos $ 55 - $ 70 / JAS.

O JAS, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Silvicultura do Japão, é um sistema usado para medir a madeira em toro e considera o diâmetro mais curto do toro.

A taxa de frete para um navio Capesize para movimentar 170.000 mt (mais ou menos 10%) de minério de ferro, de Tubarão para Qingdao, está avaliada em USD 19,50 / wmt em 11 de março, o que está em linha com o hire de um navio não equipado com sistema de lavagem de gás de escape, os USD 15.033 / dia.

Atualmente, os pequenos graneleiros permitem melhores retornos aos armadores do que os navios Capesize. Em 11 de março, para navios não equipados com purificador, o Índice Platts KMAX 9 foi avaliado em USD 21.082 / dia, o Índice APSI 5 em USD 21.202 / dia, enquanto o Índice Cape T4 se fixa em USD 17.229 / dia, embora o Capesize carregue duas a três vezes mais.

“Deve ser conhecido do mercado que tem havido um aumento na utilização de navios Capesize para cargas que seriam carregadas por navios Panamax ou Handysize, graças às taxas em alta observadas para esses tamanhos menores, em comparação com o Capesize”, comentou um corretor de navios, acrescentando que pode haver um novo impulso nas taxas de frete Capesize devido à crescente concorrência dos fretadores.

"É interessante ver os graneleiros Capesize que, quase sempre, são transportadores de minérios, a movimentar toros de madeira, que lhes coloca grandes desafios técnicos", disse uma fonte de um armador.

A fonte acrescentou que os navios Capesize estão restringidos pela capacidade cúbica dos seus porões, em especial para toros de tamanho irregular. Existem, ainda, outras restrições físicas que não se limitam, apenas, às instalações portuárias de carga e descarga, mas que incluem possíveis danos à carga e nos porões, ao assumir este negócio.

Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário