2 de março de 2021

MSC aproxima-se da Maersk no topo do ranking

Pela primeira vez em mais de um quarto de século, a Maersk poderá perder o seu epíteto de maior linha de contentores do mundo. A Mediterranean Shipping Co, agora administrada pelo ex-COO da Maersk, Soren Toft, tem aglutinado toneladas de segunda mão de forma massiva nos últimos seis meses. Combinado com novas encomendas de navios de 24.000 TEU, a MSC poderá, em breve, superar o seu parceiro 2M, a Maersk, no topo do ranking global, de acordo com dados atualizados da Alphaliner. Num relatório de novembro passado, a Sea-Intelligence, sediada em Copenhagen, disse que a Maersk está a seguir uma estratégia focada na lucratividade em detrimento do tamanho.

“Mas 'perder' o primeiro lugar no ranking, que a transportadora tem há um quarto de século, ainda terá, provavelmente, algum impacto emocional em Copenhague”, observam os analistas. A MSC tornou-se a segunda maior operadora do mundo em 2004 e, desde então, ela e a Maersk têm-se mantido no topo da tabela de classificação global compilada pela Alphaliner. O mais recente avanço da MSC nos mercados de segunda mão tem em vista três navios.

De acordo com a Clarksons, a MSC decidiu adquirir os ACACIA MAKOTO (1.850 teu, construído em 2004), o VORONEZH (1.730 teu, construído em 2009) e o RHL AURORA (1.732 teu, construído em 2006), algo como 18 milhões de USD nos três navios.

Mas até a ultrapassagem suceder, muita água passará pelos hélices dos navios. Há mais de dez anos que, de quando em vez, lá surge este tipo de especulação. No entanto, até a data…

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