A nova e maior lancha, de sempre, adquirida pela GNR terá como missão principal o controlo da fronteira externa marítima e aumentar a capacidade de deteção e vigilância desta força de segurança.
Esta unidade potenciará maior e melhor controlo das atividades de vigilância da Fronteira Externa da União Europeia, nomeadamente na sua fronteira externa marítima e permitirá assegurar maior permanência no mar territorial e suportar condições de mar mais adversas, bem como, quando necessário, navegar até às regiões autónomas.
A lancha pertence à série “FCS 3307- PATROL STANDARD” dos estaleiros holandeses DAMEN e foi construída numa participada em Singapura.
A "Bojador" custou 8 485 770 euros e é a primeira de um lote de quatro (as outras três de menor dimensão) que terão um custo de mais 2,2 milhões de euros, financiadas a 75% por fundos europeus.
CARATERÍSTICAS PRINCIPAIS
DIMENSÕES
Comprimento fora a fora: 34,2 m
Boca: 7,3 m
Pontal: 3,3 m
Calado máx. 2,5 m
Porte bruto: até 65,0t
Área do convés de carga: 75,0 m2
Carga no convés: 20.0t (2,5t/m2)
Tonelagem bruta: 168
Tripulação de até: 14 pessoas
TANCAGEM
Óleo combustível: 60,3 m3
Água doce: 18,1 m3
Esgoto: 4,9m3
Água sujas (cavernas): 1,4 m3
DESEMPENHO
Velocidade máx.: 30,0 kn
Autonomia em velocidade máxima 1.700mn
SISTEMA DE PROPULSÃO
Motores principais: 3x Caterpillar / MTU
Potência total: 3.580bkW
Caixas de engrenagem: 3x Reintjes WVS series
Propulsão: 3x hélices de passo fixo
Propulsor de proa: 1x 75 kW, acionado hidraulicamente
EQUIPAMENTO NÁUTICO E DE COMUNICAÇÃO
Sistema de navegação integrado
Sistema de monitorização remoto
Holofote: 1x
Radar: 1x banda X
Cartografia de navegação eletrónica: 1x não ECDIS
GPS: 1x
AIS: 1x
Bússola: 1x magnética, 1x GPS
Piloto automático: 1x
Eco-sonda: 1x
Intercomunicação interna, alto-falante
Comunicação externa GMDSS A2
Sistema meteorológico: 1x
Depois de um período de formação aos militares que farão parte da tripulação, que decorrerá durante o mês de março, está previsto que a entrega da embarcação à Guarda venha a ocorrer no mês de abril.
Foi transportado num cargueiro ?? Não podia navegar pelos seus próprios meios ?? Tem autonomia suficiente para vir da Holanda para Portugal, a uma velocidaade de cruzeiro entre 14 a 16 nós Hora !!!!!!Quem será os Oficiais que vão comandar este navio ??? Será Oficiais da Escola Nautica Infante D.Henrique ??? Vamos Aguardar !!!!!!
ResponderEliminarMuito lindo o barquito... Quanto custou mesmo com as derrapagens aquáticas.
EliminarComo se pode ler no texto, a embarcação foi construída numa filial da Damen em Singapura. Ficaria bem mais caro vir a navegar do que ser transportada em navio. Por outro lado, a compra foi feita através de concurso público (obrigatório) no âmbito da UE.
EliminarÉ ... como acabaram com os estaleiros navais , ir mandar fazer fora é mais cómodo e tem de se usar as luvas muito bem , afinal é um barco e os portugueses além de ultrapassados na construção naval, trabalham bem com luvas.
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