1 de março de 2021

Megalancha da GNR chegou ontem

A nova e maior lancha, de sempre, adquirida pela GNR terá como missão principal o controlo da fronteira externa marítima e aumentar a capacidade de deteção e vigilância desta força de segurança.

Esta unidade potenciará maior e melhor controlo das atividades de vigilância da Fronteira Externa da União Europeia, nomeadamente na sua fronteira externa marítima e permitirá assegurar maior permanência no mar territorial e suportar condições de mar mais adversas, bem como, quando necessário, navegar até às regiões autónomas.

A lancha pertence à série “FCS 3307- PATROL STANDARD” dos estaleiros holandeses DAMEN e foi construída numa participada em Singapura.

A "Bojador" custou 8 485 770 euros e é a primeira de um lote de quatro (as outras três de menor dimensão) que terão um custo de mais 2,2 milhões de euros, financiadas a 75% por fundos europeus.

CARATERÍSTICAS PRINCIPAIS

DIMENSÕES

Comprimento fora a fora: 34,2 m

Boca: 7,3 m

Pontal: 3,3 m

Calado máx. 2,5 m

Porte bruto: até 65,0t

Área do convés de carga: 75,0 m2

Carga no convés: 20.0t (2,5t/m2)

Tonelagem bruta: 168

Tripulação de até: 14 pessoas

TANCAGEM

Óleo combustível: 60,3 m3

Água doce: 18,1 m3

Esgoto: 4,9m3

Água sujas (cavernas): 1,4 m3

DESEMPENHO

Velocidade máx.: 30,0 kn

Autonomia em velocidade máxima 1.700mn

SISTEMA DE PROPULSÃO

Motores principais: 3x Caterpillar / MTU

Potência total: 3.580bkW

Caixas de engrenagem: 3x Reintjes WVS series

Propulsão: 3x hélices de passo fixo

Propulsor de proa: 1x 75 kW, acionado hidraulicamente

EQUIPAMENTO NÁUTICO E DE COMUNICAÇÃO

Sistema de navegação integrado

Sistema de monitorização remoto

Holofote: 1x

Radar: 1x banda X

Cartografia de navegação eletrónica: 1x não ECDIS

GPS: 1x

AIS: 1x

Bússola: 1x magnética, 1x GPS

Piloto automático: 1x

Eco-sonda: 1x

Intercomunicação interna, alto-falante

Comunicação externa GMDSS A2

Sistema meteorológico: 1x

Depois de um período de formação aos militares que farão parte da tripulação, que decorrerá durante o mês de março, está previsto que a entrega da embarcação à Guarda venha a ocorrer no mês de abril.

4 comentários:

  1. Foi transportado num cargueiro ?? Não podia navegar pelos seus próprios meios ?? Tem autonomia suficiente para vir da Holanda para Portugal, a uma velocidaade de cruzeiro entre 14 a 16 nós Hora !!!!!!Quem será os Oficiais que vão comandar este navio ??? Será Oficiais da Escola Nautica Infante D.Henrique ??? Vamos Aguardar !!!!!!

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    1. Muito lindo o barquito... Quanto custou mesmo com as derrapagens aquáticas.

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    2. Como se pode ler no texto, a embarcação foi construída numa filial da Damen em Singapura. Ficaria bem mais caro vir a navegar do que ser transportada em navio. Por outro lado, a compra foi feita através de concurso público (obrigatório) no âmbito da UE.

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  2. É ... como acabaram com os estaleiros navais , ir mandar fazer fora é mais cómodo e tem de se usar as luvas muito bem , afinal é um barco e os portugueses além de ultrapassados na construção naval, trabalham bem com luvas.

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