15 de março de 2021

Proprietários de VLCC rezam pela recuperação

Proprietários de VLCC’s, lutam para conseguir cobrir o opex (despesas de operação), já que o break-even está fora de questão, esperando que o ressurgimento, há muito previsto por muitos analistas, se materialize no segundo semestre.

Os ganhos médios de tonelagem não ecológica caíram para terreno negativo na semana passada pela primeira vez nos registos da Cleaves Securities, que datam de 1990.

As taxas spot VLCC médias agora cotadas para um timecharter equivalente (TCE) atingiram valores sem precedentes de $ 886 negativos por dia. Apenas navios com especificações ecológicas e purificador de ar de escape são capazes de cobrir o opex.

Esta diferença entre unidades mais antigas e modernas nos atuais mercados está a gerar boatos sobre layups de recurso.

A Clarksons observou no seu relatório semanal mais recente que o mercado de VLCC permanece desanimador para os proprietários.

Com a expectativa de que os níveis de exportação permaneçam limitados em abril, parece haver pouco espaço para um aumento significativo no curto prazo. O que ainda pode animar o mercado é o otimismo do lançamento do programa de vacinação da Covid, estimulando um retorno à procura subjacente de petróleo.

Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário