Os estaleiros Navalrocha e Navaltagus, empresas do GRUPO ETE, ganharam o concurso que assegurará a construção do primeiro ferry elétrico em Portugal.
A embarcação, que integrará a operação Aveirobus, fará a ligação diária entre S. Jacinto e o Forte da Barra, em Aveiro. Com conclusão prevista para o ano de 2022, este é um projeto totalmente português que alia as competências nacionais à incorporação de novas tecnologias e que vê agora luz verde para avançar, após validação pelo Tribunal de Contas do contrato de construção com a Câmara Municipal de Aveiro.
100% elétrico, o novo ferry é o primeiro com esta característica a ser construído em Portugal, por empresas portuguesas – Navalrocha e Navaltagus, do Grupo ETE – e para uma região portuguesa, trará traz mais conforto e qualidade à travessia e permitirá poupar à região a emissão de 300 toneladas de CO2 por ano, um passo importante para o desenvolvimento sustentável da região de Aveiro.
Com maior capacidade de transporte de passageiros e viaturas do que a atual, o novo ferry é mais um contributo para a mobilidade da população e para o crescimento do fluxo turístico da região, que se verificava antes do início da pandemia e que se espera retomar em breve.
Segundo os responsáveis do Grupo ETE este projeto representa um forte contributo para o desenvolvimento económico nacional, nomeadamente, através da escolha de parceiros nacionais no seu desenvolvimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário