Uma embarcação de pesca offshore sofreu incêndio na casa da máquina, ficou à deriva em mar tempestuoso e com entrada de água. Foi necessário um esforço conjunto das equipas de resgate das Guardas Costeiras canadiana e norte-americana para salvar a vida dos 31 tripulantes a bordo.
Todos os 31 membros da tripulação foram resgatados com vida e ilesos.
De acordo com os militares canadianos, aeronaves e navios responderam a uma emergência a bordo do FV “Atlantic Destiny” cerca das 20h00 de 3ª feira, após receber uma comunicação do comandante do navio da existência de um incêndio a bordo e sem propulsão, pelo que estava à deriva.
O navio-fábrica congelador de moluscos estava à deriva a cerca de 120 milhas náuticas ao sul de Yarmouth, N.S., em condições de mar agitado.
Segundo as autoridades, um helicóptero de busca e resgate CH-149 Cormorant começou por retirar os tripulantes não essenciais do “Atlantic Destiny” na noite de terça-feira, transportando-os para Yarmouth.
Posteriormente, a Guarda Costeira dos EUA enviou um outro helicóptero par o local o que permitiu extrair o pessoal restante mais rapidamente.
De acordo com a Ocean Choice, proprietária da embarcação de pesca offshore, quatro tripulantes essenciais e dois técnicos de busca e salvamento permaneceram na embarcação até as 8h, quando foram transferidos para o navio da Guarda Costeira canadiana “Cape Roger”, rumando depois a Shelburne.
De acordo com o coordenador do resgate, o Tenente-comandante Owens, a embarcação também ficou inundada, pelo que a tripulação vestiu os respetivos fatos de sobrevivência (de imersão).
O navio acabou por afundar devido aos danos sofridos e à água embarcada, ao início da tarde de quarta-feira. Os meios no local reportaram ondas de 8 m e ventos de 55 nós.
Sem comentários:
Enviar um comentário