Serão estabelecidos na Inglaterra oito portos francos de acordo com o orçamento anual do ministro das finanças britânico, ontem divulgado.
A primeira tranche de portos francos inclui licitações bem-sucedidas do Aeroporto de East Midlands, Felixstowe / Harwich, Liverpool, Humber, Plymouth, Solent, Thames e Teesside.
As empresas localizadas dentro dos portos francos beneficiarão de incentivos fiscais, incluindo isenção de imposto de selo, abatimento total dos investimentos em construção e maquinaria, cinco anos de zero contribuições sobre o negócio, além de tarifas e obrigações alfandegárias mais baixas.
Comentando sobre os desenvolvimentos, Richard Ballantyne, presidente-executivo da British Ports Association, disse: “Acolhemos isto como um primeiro conjunto de freeports na Inglaterra, mas haverá regiões que ficarão desapontadas por não terem sido reconhecidas. Esta é uma seleção interessante de propostas e esperamos continuar a parceria com ministros que reconhecem, corretamente, o papel crítico que os portos podem desempenhar para ancorar a prosperidade e apoiar indústrias importantes nas nossas comunidades costeiras.”
Outras conclusões importantes do orçamento do Reino Unido ontem apresentado incluíram £ 20 milhões (€ 23,25 milhões) no desenvolvimento de tecnologia para parques eólicos offshore e £ 5 milhões numa central de hidrogénio no País de Gales.
Comentando sobre a notícia de que o Reino Unido pretende envolver-se mais na produção de turbinas eólicas através de dois centros no nordeste, o presidente-executivo da RenewableUK, Hugh McNeal, disse: “Este é o grande momento para a produção eólica offshore no Reino Unido, que impulsionará investimento numa cadeia de abastecimento doméstico globalmente competitiva ... Este novo financiamento para o desenvolvimento de centros eólicos offshore de classe mundial em Teesside e Humber é um exemplo claro de alavancamento.”
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