O tamanho do porta-contentores encalhado “Ever Given” vai obrigar a que os peritos que irão tentar a salvação do navio precisem de trabalhar com lastro e retirar carga de bordo.
Segundo peritos conhecedores da situação, o Ever Given está encalhado por uma extensão de 15 metros, uma distância significativa e fora do comum para encalhes ao longo do Canal do Suez. Em operação normal, o casco de um navio está apoiado por água à sua volta, mas o Ever Given está, atualmente, apoiado por águas de maré na popa e lama na proa. Essa é a razão pela qual tantos rebocadores estão envolvidos no esforço de recuperação, procurando evitar concentrar os esforços de recuperação apenas em parte do casco e potencialmente fazê-lo partir.
A Autoridade do Canal de Suez (SCA) e os seus técnicos têm décadas de experiência na recuperação de navios encalhados no canal, já que este tipo de incidentes não é incomum. O que diferencia o incidente do Ever Given é o peso do navio e as forças envolvidas no encalhe que o encravaram profundamente na parede do canal.
Entretanto, a suspensão do tráfego de navios pelo Canal de Suez está a mostrar ao mundo do shipping e à indústria mundial a importância daquele na economia global.
É velho o discurso que lembra que o transporte marítimo transporta cerca de 90% do comércio global. No entanto, subestima-se que cerca de 12% desse comércio passa pelo Canal de Suez, o ponto crítico que oferece a rota mais curta entre a Europa e a Ásia. Portanto, só quando um navio como o Ever Given encalha e bloqueia esta via crítica, é quase toda a gente se apercebe do facto.
De acordo com a International Chamber of Shipping, o bloqueio em curso do canal põe a nu a fragilidade das cadeias de abastecimento globais.
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