O presidente do Egito, Abdel Fattah Al-Sisi, felicitou hoje as equipas por trás da operação de reflutuação bem-sucedida do navio encalhado havia quase uma semana.
“Agradeço a todos os egípcios leais que contribuíram técnica e praticamente para acabar com esta crise”, disse Al-Sisi, ao afirmar a “tremenda complexidade técnica” de libertar o navio gigante de 400 metros de comprimento.
A empresa noticiou que, para se conseguir fazer reflutuar o navio porta-contentores de 224.000 toneladas, terão sido dragados, aproximadamente, 30.000 metros cúbicos de areia e utilizados 11 rebocadores e dois outros, poderosos rebocadores de alto-mar, para puxar o navio.
O Ever Given (20.388 TEU) foi reflutuado nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, de acordo com a Autoridade do Canal de Suez. O gigante de 399 m de comprimento será objeto de uma avaliação inicial para identificação dos danos. Os motores do navio estão a funcionar, e fontes no local dizem que o navio está totalmente operacional, embora tivesse sido decidido rebocar o navio até o Lago Bitter, ao norte. A Autoridade do Canal de Suez (SCA) estará, em breve, em posição de preparar a constituição e movimentação de comboios de navio e, assim, poder diminuir o congestionamento que se formou, entretanto, com centenas deles a aguardarem a passagem.
Pelo menos 400 navios aguardam para transitar pelo canal, incluindo dezenas de navios porta-contentores, graneleiros, petroleiros e navios de gás natural liquefeito (GNL) ou gás liquefeito de petróleo (GLP), informou a Nile TV.
De uma coisa temos a certeza. A Autoridade do Canal de Suez e a indústria têm de retirar ilações do acidente. Os navios vão sendo cada vez maiores e a pressa é inimiga da perfeição. O próximo incidente poderá ser pior...
Assista, abaixo, ao vídeo de navio gémeo da mesma companhia a cruzar o Canal do Suez pela primeira vez.
Sem comentários:
Enviar um comentário