O grupo de navegação japonês Mitsui O.S.K. A Lines (MOL) aposta no futuro da recolha e armazenamento de gás de carbono com o investimento numa empresa especializada no transporte de CO2 líquido.
A Larvik Shipping, com sede na Noruega, administra navios-tanque industriais de CO2 liquefeito que servem a Europa há mais de 30 anos. É uma das poucas empresas no mundo qualificada para operar navios para o transporte de CO2 alimentar, utilizado principalmente por hospitais, cervejarias e indústria alimentícia.
Na parceria, as duas empresas procurarão combinar experiência e conhecimento para expandir os seus negócios nas cadeias de valor de utilização e armazenamento de dióxido de carbono (CCUS), ligando, de forma eficaz, os locais de recolha de CO2 e os locais de armazenamento ou uso.
A recolha de carbono é considerada um componente-chave para atingir metas ambiciosas de emissões líquidas zero, pelo que o uso da CCUS deve crescer ao longo do tempo à medida que a tecnologia vá melhorando, os custos caírem e as opções mais baratas se esgotarem. De acordo com um relatório da Autoridade Internacional de Energia (IEA), o CCUS tem como meta uma redução de 15% nas emissões acumuladas de CO2 até 2070, assumindo um cenário em que as emissões do setor de energia caiam para o zero líquido.
O investimento marca a entrada da MOL no negócio de transporte marítimo de CO2 liquefeito, um setor que o grupo diz estar posicionado para um crescimento significativo.
Para a Larvik Shipping, a empresa diz que a operação de navios de CO2 liquefeito de uso alimentar continuará a ser seu foco no futuro, mas o investimento contribuirá para a expansão do seu negócio, combinando a experiência e as capacidades tecnológicas da MOL.
Parte do acordo inclui a adoção de navios maiores com o objetivo de expandir tanto a montante como a jusante e na cadeia de valor CCUS.
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