17 de março de 2021

Dinamarca vai enviar um navio para o Golfo da Guiné

De acordo com um comunicado de imprensa publicado pelo Ministério da Defesa dinamarquês em 16 de março de 2021, no outono deste ano a Dinamarca colocará uma fragata no Golfo da Guiné, na costa ocidental da África, onde vai contribuir para a operação internacional contra os atos piratas.

O governo dinamarquês está seriamente preocupado com a situação de segurança no Golfo da Guiné, onde cerca de 40 por cento de todos os ataques de piratas relatados no mundo acontecem. Só em 2020, cerca de 140 marítimos foram sequestrados no Golfo da Guiné.

A missão da fragata será combater os piratas e apoiar e escoltar a navegação civil na área. A contribuição do vaso de guerra será implantada sob o comando dinamarquês em águas internacionais na tentativa de coordenar as tarefas e contribuições dos nossos aliados e parceiros na região. Para começar, a presença deste navio na região será por um período de 5 meses, aproximadamente, de novembro de 2021 a março de 2022, inclusive.

A fragata está equipada com um helicóptero SEAHAWK e será capaz de integrar forças de operação especial naval da fragata, se necessário. A força-tarefa é, entre outras coisas, treinada para realizar operações de resgate em navios sequestrados.

A fragata da classe Iver Huitfeldt faz parte da Royal Danish Navy e entrou ao serviço entre 2012 e 2013.

A classe Iver Huitfeldt desloca a 6.500 toneladas e é impulsionada por quatro motores a diesel MTU 20V 8000 M70 na configuração Combined Diesel and Diesel (CODAD), permitindo uma velocidade máxima de 28 nós e um alcance máximo de 9.300 milhas náuticas a 18 nós. Possui hangar para helicópteros militares de médio porte.

Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário