A Marinha Francesa realizou, no Golfo da Guiné, uma apreensão recorde de mais de 6 toneladas de cocaína, no domingo. 21 de março de 2021, durante uma operação comandada pelo prefeito marítimo do Atlântico e pela procuradoria de Brest.
Esta operação de grande envergadura teve por base as informações transmitidas pela Agência Francesa de Antidrogas (OFAST) e pela Polícia Holandesa, em estreita colaboração com o Centro de Análise e Operações Marítimas - Narcóticos (MAOC-N), com sede em Lisboa, o Escritório Central da Polícia Europeia (EUROPOL) e autoridades brasileiras.
A equipa de aboedagem do navio de assalto anfíbio francês Dixmude entrou no navio de carga geral Najlan, com conhecimento do Estado de bandeira de Saint Kitts e Nevis, conforme procedimento do artigo 17 da convenção das Nações Unidas contra o tráfico ilícito de estupefacientes e substâncias psicotrópicas. Seis toneladas de cocaína foram imediatamente descobertas.
O Najlan é um navio de carga de 105 metros de comprimento, que deixou a América do Sul há poucos dias e estava sob estreita vigilância.
A excelente cooperação entre as agências antidrogas francesas e internacionais, apoiadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de França, permitiu este resultado excecional.
As investigações judiciais irão prosseguir.
Sem comentários:
Enviar um comentário