7 de março de 2021

Embarque e desembarque de piloto continua um processo arriscado

A IMPA divulgou os resultados da campanha Pilot Ladder Safety 2020, realizada em outubro do ano passado. Foi reportado um número recorde de 6.394 observações durante a campanha, principalmente em resultado do aumento significativo de resposta de pilotos na América do Sul.

Durante esta campanha, 12% (774) das escadas piloto relatadas foram consideradas não conformes, em comparação com 18% em 2016. Destas escadas não conformes, 96 foram comunicadas às autoridades.

A campanha de segurança do IMPA chama a atenção para a responsabilidade dos armadores em fornecer arranjos de escada de piloto em conformidade e garantir que o processo de transferência seja realizado de acordo com o estatuído pela SOLAS.


Sempre que um piloto embarca ou desembarca de um navio por escada, ele confia a sua segurança nos arranjos de transferência de piloto fornecidos pelo navio. Reconhecendo a natureza perigosa das transferências de pilotos, a IMO introduziu medidas através do Regulamento SOLAS V / 23 em julho de 2012 para melhorar a segurança dos arranjos de transferência de pilotos fornecidos por navios. No entanto, após 8 anos da entrada em vigor das mudanças regulatórias, os resultados de uma campanha de segurança realizada pela International Maritime Pilots Association (IMPA) mostram poucos sinais de melhoria. Os arranjos de embarque defeituosos e amarração insegura das escadas do piloto continuam a ser uma preocupação para os pilotos e indústria.

A IMPA, representa a comunidade internacional de pilotos, e nos últimos anos tem conduzido uma campanha de segurança, normalmente em outubro, com o objetivo de relatar as experiências dos pilotos com escadas e equipamentos de embarque à IMO e à comunidade marítima em geral. A campanha de 2020 recebeu 6.394 relatórios de pilotos que operam em todo o mundo.

No centro das atenções da campanha deste ano está a morte de dois pilotos, enquanto tentavam embarcar em navios usando escadas combinadas.

Em linha com as conclusões dos anos anteriores, 12,11% dos arranjos foram relatados como não conformes com as escadas combinadas e as escadas piloto com a maioria dos defeitos em número e percentagem.


Defeitos mais comuns

De modo geral, os defeitos relatados podem ser categorizados em quatro áreas: conceção, procedimento, montagem e manutenção.

Muitos dos problemas podiam ser evitados através de comunicação clara e implementação de requisitos. Por exemplo, foram assinaladas as seguintes não-conformidades durante a campanha:

DEFEITOS DE EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA

%

Iluminação inadequada à noite

36

21,43

Sem boia salva-vidas com luz de autoignição

49

29,17

Sem comunicação VHF com a ponte

10

5,95

Sem linha de içamento (heaving line)

36

21,43

Nenhum oficial responsável presente

31

18,45

Outros

6

3,57

TOTAL

168

 

Normalmente, os defeitos identificados na amarração e manutenção de escadas são geralmente básicos e podem ser reduzidos através de manutenção planeada eficaz e aplicação consistente da regulamentação:

DEFEITOS DA ESCADA PILOTO

%

Não contra o casco do navio

69

10,36

Degraus de material não adequado

5

0,75

Linha de recuperação mal montada

138

20,72

Degraus partidos

22

3,3

Degraus não espaçados por igual

29

4,35

Escada de piloto com mais de 9 metros

5

0,75

Degraus sujos / escorregadios

29

4,35

Cabos de mão em material não adequado

8

1,2

Escada de piloto muito por vante / ré

17

2,55

Degraus pintados

19

2,85

Encaixes de degrau incorretos  

34

5,11

Escada sem balaustres

7

1,05

Degraus não horizontais

121

18,17

Outros

163

24,47

TOTAL

666

 

Além disso, as escadas combinadas continuam a ser problemáticas, especialmente em navios que variam a altura dos seus bordos livres, durante a sua operação. A atenção é voltada para os seguintes problemas comuns que devem ser evitados:

Resultados da campanha de segurança

A campanha de segurança do IMPA foi realizada no período de 1 a 15 de outubro de 2020. O seu objetivo foi o de investigar o padrão das escadas piloto e equipamentos associados e monitorizar a conformidade com a SOLAS.

Infelizmente, a campanha de 2020 retornou um número recorde de relatos de não-conformidades; os resultados dececionantes permanecem amplamente em linha com as campanhas anteriores. Além disso, ainda se estão a perder vidas, desnecessariamente.

Infelizmente, a indústria marítima falha, repetidamente, ao não implementar os seus próprios padrões mínimos acordados. A adoção das Resoluções da IMO não é um "trabalho feito!" É "trabalho iniciado!" Todas as partes interessadas devem garantir que as recomendações e diretrizes das Resoluções e circulares sejam cumpridas.

Leia o relatório completo 

 

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