A IMPA divulgou os resultados da campanha Pilot Ladder Safety 2020, realizada em outubro do ano passado. Foi reportado um número recorde de 6.394 observações durante a campanha, principalmente em resultado do aumento significativo de resposta de pilotos na América do Sul.
Durante esta campanha, 12% (774) das escadas piloto relatadas foram consideradas não conformes, em comparação com 18% em 2016. Destas escadas não conformes, 96 foram comunicadas às autoridades.
A campanha de segurança do IMPA chama a atenção para a responsabilidade dos armadores em fornecer arranjos de escada de piloto em conformidade e garantir que o processo de transferência seja realizado de acordo com o estatuído pela SOLAS.
Sempre que um piloto embarca ou desembarca de um navio por escada, ele confia a sua segurança nos arranjos de transferência de piloto fornecidos pelo navio. Reconhecendo a natureza perigosa das transferências de pilotos, a IMO introduziu medidas através do Regulamento SOLAS V / 23 em julho de 2012 para melhorar a segurança dos arranjos de transferência de pilotos fornecidos por navios. No entanto, após 8 anos da entrada em vigor das mudanças regulatórias, os resultados de uma campanha de segurança realizada pela International Maritime Pilots Association (IMPA) mostram poucos sinais de melhoria. Os arranjos de embarque defeituosos e amarração insegura das escadas do piloto continuam a ser uma preocupação para os pilotos e indústria.A IMPA, representa a comunidade internacional de pilotos, e nos últimos anos tem conduzido uma campanha de segurança, normalmente em outubro, com o objetivo de relatar as experiências dos pilotos com escadas e equipamentos de embarque à IMO e à comunidade marítima em geral. A campanha de 2020 recebeu 6.394 relatórios de pilotos que operam em todo o mundo.
No centro das atenções da campanha deste ano está a morte de dois pilotos, enquanto tentavam embarcar em navios usando escadas combinadas.
Em linha com as conclusões dos anos anteriores, 12,11% dos arranjos foram relatados como não conformes com as escadas combinadas e as escadas piloto com a maioria dos defeitos em número e percentagem.
Defeitos
mais comuns
De modo geral, os defeitos relatados podem ser categorizados em quatro áreas: conceção, procedimento, montagem e manutenção.
Muitos dos problemas podiam ser evitados através de comunicação clara e implementação de requisitos. Por exemplo, foram assinaladas as seguintes não-conformidades durante a campanha:
DEFEITOS DE EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA |
Nº |
% |
Iluminação inadequada à noite |
36 |
21,43 |
Sem boia salva-vidas com luz de autoignição |
49 |
29,17 |
Sem comunicação VHF com a ponte |
10 |
5,95 |
Sem linha de içamento (heaving line) |
36 |
21,43 |
Nenhum oficial responsável presente |
31 |
18,45 |
Outros |
6 |
3,57 |
TOTAL |
168 |
|
Normalmente, os defeitos identificados na amarração e manutenção de escadas são geralmente básicos e podem ser reduzidos através de manutenção planeada eficaz e aplicação consistente da regulamentação:
DEFEITOS DA ESCADA PILOTO |
Nº |
% |
Não contra o casco do navio |
69 |
10,36 |
Degraus de material não adequado |
5 |
0,75 |
Linha de recuperação mal montada |
138 |
20,72 |
Degraus partidos |
22 |
3,3 |
Degraus não espaçados por igual |
29 |
4,35 |
Escada de piloto com mais de 9 metros |
5 |
0,75 |
Degraus sujos / escorregadios |
29 |
4,35 |
Cabos de mão em material não adequado |
8 |
1,2 |
Escada de piloto muito por vante / ré |
17 |
2,55 |
Degraus pintados |
19 |
2,85 |
Encaixes de degrau incorretos |
34 |
5,11 |
Escada sem balaustres |
7 |
1,05 |
Degraus não horizontais |
121 |
18,17 |
Outros |
163 |
24,47 |
TOTAL |
666 |
|
Além disso, as escadas combinadas continuam a ser problemáticas, especialmente em navios que variam a altura dos seus bordos livres, durante a sua operação. A atenção é voltada para os seguintes problemas comuns que devem ser evitados:
Resultados da campanha de segurança
A campanha de segurança do IMPA foi realizada no período de 1 a 15 de outubro de 2020. O seu objetivo foi o de investigar o padrão das escadas piloto e equipamentos associados e monitorizar a conformidade com a SOLAS.
Infelizmente, a campanha de 2020 retornou um número recorde de relatos de não-conformidades; os resultados dececionantes permanecem amplamente em linha com as campanhas anteriores. Além disso, ainda se estão a perder vidas, desnecessariamente.
Infelizmente, a indústria marítima falha, repetidamente, ao não implementar os seus próprios padrões mínimos acordados. A adoção das Resoluções da IMO não é um "trabalho feito!" É "trabalho iniciado!" Todas as partes interessadas devem garantir que as recomendações e diretrizes das Resoluções e circulares sejam cumpridas.
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