O construtor finlandês de equipamento de manipulação de
carga Kalmar está incluído num consórcio para um tipo muito diferente do projecto
se comparado com a sua actividade principal na logística, o muro que o presidente
dos EUA Donald Trump quer construir ao longo da fronteira mexicana.
A próxima quarta-feira é a data limite para a apresentação
de propostas e documentos conceptuais sobre como construir o muro gigante, com a
Kalmar, parte integrante do império Cargotec, propondo a utilização de
contentores.
Stephen Speakes, presidente do Kalmar Rough Terrain (RT)
Center, localizado em Cibolo, Texas, submeteu a ideia a concurso, baseado no
facto de que os contentores poderiam ser usados como blocos de construção do
muro e que os empilhadores Kalmar seriam adequados para este fim. Além disso,
ele comentou que existem contentores excedentários em abundância pelo que seria
sensato usá-los na construção do muro.
"A Cargotec está constantemente à procura de novas
formas de expandir os seus negócios e o empreendedorismo e a inovação fazem
parte dos valores corporativos da Empresa. O Sr. Speakes pretende desenvolver o
negócio dos empilhadores todo-o-terreno da Kalmar com esta ideia de negócio”,
disse um porta-voz hoje, sublinhando: A Cargotec actua puramente como empresa e
não participa em actividades políticas”.
Comentando através do Twitter esta notícia, Olaf Merk,
especialista em portos e navegação do Fórum Internacional de Transportes da
OCDE, observou com ironia “a utilização do único veículo de conexão entre países”
– os contentores de transporte – no encerramento da fronteira entre os EUA e o
México”.Artigo original
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