10 de abril de 2017

A opção por um leme de dupla superfície

A ZF aplicou um conhecido do conceito de asa aeronáutica na melhoraria do desempenho do leme marítimo, mas há outros aspectos comprovados da tecnologia de asa aeronáutica que nos permitem ver êxito na sua utilização.
O desenvolvimento de lemes marítimos sucedeu vários milénios antes do desenvolvimento das asas aeronáuticas. Muito recentemente, a alemã ZF da Alemanha aplicou conceitos aeronáuticos ao projecto do leme marítimo e melhorou muito o controlo da direcção do navio. As asas aeronáuticas desenvolvem um fluxo de ar suave sobre a superfície superior para produzir um efeito de vácuo conhecido como elevador; a tecnologia ZF atinge o mesmo resultado com a água na superfície virtual externa do leme marítimo.
Existem muitos outros conceitos aeronáuticos de asa bem-provados que poderiam ter aplicação futura nos lemes marítimos. Os viajantes que ocupam um assento de janela perto de uma asa assistem, frequentemente, a esses conceitos durante a descolagem e aterragem.
As asas dos aviões comerciais são construídas por várias secções ligadas por articulações. Durante a descolagem e a aterragem, podem ser claramente vistos os espaços entre estas secções, as quais permitem que o ar flua do lado de baixo da secção dianteira para a superfície superior da secção de arrasto, aumentando o efeito de vácuo.

O redesenho bem sucedido da ZF nos lemes marítimos a partir do exemplo aeronáutico melhorou o desempenho do leme, para além de que outras características das asas aeronáuticas poderão permitir fornecer futuras melhorias adicionais no desempenho do leme marítimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário