10 de abril de 2017

Maersk vende linha Mercosul para permitir o negócio Hamburg Süd

A Maersk Line pôs à venda a sua subsidiária brasileira Mercosul Line para evitar possíveis preocupações de reguladores de concorrência sobre a aquisição da Hamburg Süd.
O Conselho Administrativo de Defesa Económica do Brasil decidirá se vai ou não aprovar o acordo ainda este ano e a Maersk colocou à venda a operadora de cabotagem brasileira, porque a Hamburg Süd tem sua própria subsidiária de cabotagem e feedering da Costa Leste da América do Sul (ECSA), a Aliança Navegação. Se a Maersk mantivesse o controlo da Mercosul Line e a somasse à Aliança, ficaria a controlar 80% da cabotagem e do mercado costeiro da ECSA.
A CMA CGM e a Mediterranean Shipping Co. precisam de serviços de cabotagem e costeiros brasileiros e da ECSA, pelo que a Maersk está a promover negociações com ambas as operadoras esta semana, em São Paulo, de acordo com várias fontes brasileiras. Essas fontes disseram que a HapagLloyd, que é muito forte no Brasil, assim como a NYK Line e a Cosco Shipping, também demonstraram interesse na Mercosul Line.
Quem ganhar a licitação ficará com quatro navios com capacidade para 2.500 TEUs e espaço para 368 slots refrigerados. Mais importante ainda, teriam acesso à bandeira brasileira, o que lhes permitiria operar ao longo do litoral brasileiro e do Mercosul.
Além de Aliança e Mercosul Line, o outro grande player no comércio costeiro brasileiro é a LogIn Logistica, que controla cerca de 23% de um mercado estimado em cerca de 900.000 TEUs. A Mercosul Line controla 24% do mercado e a Aliança tem 55%.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário