25 de abril de 2017

Grécia anuncia a proposta vencedora pelo porto de Thessaloniki

A Grécia escolheu o consórcio (que compreende a Deutsche Invest Equity Partners, a Belterra Investments e a Terminal Link) como o vencedor do concurso para a privatização de 67% da Autoridade Portuária de Thessaloniki.
De acordo com a Hellenic Republic Asset Development Fund (HRADF), o consórcio apresentou a melhor oferta financeira para a aquisição da participação no âmbito do respectivo processo de concurso internacional.
O valor total do acordo eleva-se aos 1,1 mil milhões de euros e inclui, entre outros, contrapartidas financeiras de 231,9 milhões de euros, investimentos obrigatórios no montante de 180 milhões de euros nos próximos sete anos e as receitas previstas no contrato de concessão da República Helénica, num montante superior a 170 milhões de euros.
O valor total leva também em consideração os dividendos esperados a receber pela HRADF para a participação remanescente de 7,22%, bem como os investimentos estimados até a expiração da concessão em 2051.
"O desenvolvimento acima sinaliza uma nova era para o Porto de Salónica, as perspectivas de desenvolvimento económico do Norte da Grécia e do país como um todo", disse HRADF.
A conclusão da transacção está sujeita às aprovações das autoridades competentes e à satisfação de certas condições suplementares previstas para o contrato de aquisição de acções (ZPE).
A Autoridade Portuária de Thessaloniki, o segundo maior porto do país, está a ser privatizada nos mesmos moldes que a sua homóloga de Pireu, cuja maioria foi adquirida oficialmente pelo operador portuário chinês Cosco Group (Hong Kong) Limited em Agosto de 2016.
Os processos de privatização dos dois portos do país foram lançados em 2014.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário