21 de abril de 2017

Grupo Rickmers consegue acordo de reestruturação

Na quarta-feira, a empresa de navegação com sede em Singapura, Rickmers Holding, anunciou um acordo de reestruturação da dívida para a subsidiária Rickmers Group, graças, em grande parte, a um pacote de apoio do proprietário Bertram R.C. Rickmers.
A notícia é um alívio surpreendente para o armador em dificuldades, que anunciou na semana passada que iria encerrar a sua divisão Rickmers Maritime Trust com base nas perdas acumuladas no mercado de navios porta-contentores. As taxas de frete diárias melhoraram recentemente, aliviando as contas dos armadores, proprietários e operadores de contentores, além de uma nova auditoria de um revisor independente ter concluído que a firma pode fornecer mais valor aos credores sendo mantida em funcionamento.
Sob o novo arranjo, Bertram R.C. Rickmers reduzirá sua participação no Grupo Rickmers de 100% para 24,9%, permitindo que os principais credores – HSH Nordbank, obrigacionistas e, provavelmente, um banco adicional – assumam o saldo de 75,1% das acções da empresa. Ele também dará ao Grupo Rickmers um novo suporte monetário no total de US $ 10,7 milhões, renunciará a honorários por quatro anos e obterá um empréstimo adicional de US $ 10,7 milhões para atender a futuras necessidades de liquidez. Estas contribuições somam-se à injecção de capital de US $ 14 milhões que Rickmers fez no ano passado.
O acordo prevê a criação de uma nova holding, a LuxCo, que assumirá a actual participação e parte do empréstimo do HSH Nordbank. A LuxCo também se tornará accionista maioritária, com 75,1% de participação, e representante solidário autorizado a vender essas acções para recuperar fundos para os credores de Rickmers. Baseia-se no pressuposto de alívio adicional de outros credores, incluindo o diferimento de reembolsos, a libertação de fundos prometidos e uma redução das margens de juros.
De acordo com VesselsValue, a Rickmers Group vale, actualmente, US $ 740 milhões. A sua frota é maioritariamente composta por pequenos navios porta-contentores, com 35 navios de tamanho que varia de Feedermax a NewPanamax, além de dois porta-automóveis e de quatro MPPs. No último ano, o valor da sua frota caiu cerca de um terço, reflectindo o excesso de oferta e o lento crescimento da procura no mercado. A empresa, entretanto, vendeu, em Fevereiro, as operações de negócios de sua divisão Rickmers-Linie para a Zeaborn.
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Entretanto, já ontem, a Navios Maritime Partners L.P. (Navios Partners) (NYSE:NMM), uma empresa internacional proprietária e operadora de navios graneleiros e de contentores, anunciou que tinha chegado a acordo em adquirir toda a frota de porta-contentores da Rickmers Maritime Trust por cerca de 113 milhões de dólares.
A frota é composta por 14 navios porta-contentores, 11 dos quais são de 4.250 TEU e três de 3.450 TEU. A idade média da Frota é de 9,5 anos. Cinco dos navios de 4.250 TEU estão sob contrato de afretamento com vencimentos escalonados para 2018 e início de 2019, a uma taxa de fretamento diário líquido de 26.850 dólares.
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