Na quarta-feira, a empresa de navegação com sede em Singapura,
Rickmers Holding, anunciou um acordo de reestruturação da dívida para a
subsidiária Rickmers Group, graças, em grande parte, a um pacote de apoio do
proprietário Bertram R.C. Rickmers.
A notícia é um alívio surpreendente para o armador em
dificuldades, que anunciou na semana passada que iria encerrar a sua divisão Rickmers
Maritime Trust com base nas perdas acumuladas no mercado de navios
porta-contentores. As taxas de frete diárias melhoraram recentemente, aliviando
as contas dos armadores, proprietários e operadores de contentores, além de uma
nova auditoria de um revisor independente ter concluído que a firma pode
fornecer mais valor aos credores sendo mantida em funcionamento.
Sob o novo arranjo, Bertram R.C. Rickmers reduzirá sua
participação no Grupo Rickmers de 100% para 24,9%, permitindo que os principais
credores – HSH Nordbank, obrigacionistas e, provavelmente, um banco adicional –
assumam o saldo de 75,1% das acções da empresa. Ele também dará ao Grupo
Rickmers um novo suporte monetário no total de US $ 10,7 milhões, renunciará a
honorários por quatro anos e obterá um empréstimo adicional de US $ 10,7
milhões para atender a futuras necessidades de liquidez. Estas contribuições somam-se
à injecção de capital de US $ 14 milhões que Rickmers fez no ano passado.
O acordo prevê a criação de uma nova holding, a LuxCo, que
assumirá a actual participação e parte do empréstimo do HSH Nordbank. A LuxCo
também se tornará accionista maioritária, com 75,1% de participação, e
representante solidário autorizado a vender essas acções para recuperar fundos
para os credores de Rickmers. Baseia-se no pressuposto de alívio adicional de
outros credores, incluindo o diferimento de reembolsos, a libertação de fundos
prometidos e uma redução das margens de juros.
De acordo com VesselsValue, a Rickmers Group vale, actualmente,
US $ 740 milhões. A sua frota é maioritariamente composta por pequenos navios porta-contentores,
com 35 navios de tamanho que varia de Feedermax a NewPanamax, além de dois porta-automóveis
e de quatro MPPs. No último ano, o valor da sua frota caiu cerca de um terço,
reflectindo o excesso de oferta e o lento crescimento da procura no mercado. A
empresa, entretanto, vendeu, em Fevereiro, as operações de negócios de sua
divisão Rickmers-Linie para a Zeaborn.Fonte
Entretanto, já ontem, a Navios Maritime Partners L.P.
(Navios Partners) (NYSE:NMM), uma empresa internacional proprietária e
operadora de navios graneleiros e de contentores, anunciou que tinha chegado a
acordo em adquirir toda a frota de porta-contentores da Rickmers Maritime Trust
por cerca de 113 milhões de dólares.
A frota é composta por 14 navios porta-contentores, 11
dos quais são de 4.250 TEU e três de 3.450 TEU. A idade média da Frota é de 9,5
anos. Cinco dos navios de 4.250 TEU estão sob contrato de afretamento com
vencimentos escalonados para 2018 e início de 2019, a uma taxa de fretamento
diário líquido de 26.850 dólares.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário