As exportações da Ásia para o Mediterrâneo foram
decepcionantes até agora, em 2017, mas as expedições na direcção oposta têm
vindo a crescer, de acordo com a consultora Drewry.
Tal como no tráfego Ásia-Norte da Europa, na rota
Ásia-Mediterrâneo / Norte da África o mercado de retorno está, actualmente, melhor.
Os embarques no sentido leste aumentaram 16% nos primeiros dois meses de 2017, comparado
com a queda de 3% na etapa oeste.
Os números confirmam que o tráfego de contentores da Ásia
para o Mediterrâneo cresceu mais rápido do que para a Europa do Norte em 2016, 2,5%
contra 0,3%, respectivamento. No entanto, apesar do lento início do ano, a
última previsão da Drewry para o comércio Intra-Ásia tem uma ligeira melhoria
na taxa de crescimento. A maior pressão para o crescimento deste ano será
provável suceder a partir da parte ocidental do Mediterrâneo, com as economias
orientais em terreno menos firme.
" Este ano, o tráfego no sentido oeste deve voltar a
ter um crescimento similar ao de 2016, de 2-3%. A região West Med tem mais
vantagem do que a East Med, embora as taxas de frete continuem a ser pressionadas
pela entrada de navios maiores no mercado", disse a Drewry.
No que diz respeito à capacidade, o efeito causado pela
reestruturação das alianças atingirá em maio o maior nível de oferta desde Agosto do ano passado, informou a consultora.
Posteriormente, as transportadoras terão de ver o aumento
sazonal da procura nos próximos meses se esperam conseguir factores de carga
próximos de 90% para poderem manter as taxas.
A Drewry disse que, apesar de uma série de viagens suspensas
em Fevereiro, para contornar o Ano Novo Chinês, isso não foi suficiente para
impedir que a utilização de navios para o oeste tivesse caído para 64%, o pior
nível em quase dois anos.Fonte
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