O maior porto de contentores do mundo, Yangshan, no centro
de negócios da China, em Xangai, está a lutar contra um grave congestionamento
causado pelo denso nevoeiro e por volumes de carga mais elevados do que os
habituais, em consequência da reorganização das alianças marítimas.
Mais de 100 navios porta-contentores aguardam agora fora do
porto, onde o tempo médio de espera subiu na semana passada 6,2%, para as 18,2
horas, em comparação com a semana anterior, de acordo com a CargoSmart.
A CargoSmart disse que o nevoeiro começou no início de Abril
e que o congestionamento tem vindo a piorar nos últimos dias, com poucas perspectivas
de alívio. Os atrasos médios para os navios que chegam ao porto subiram entre
16 e 18 de Abril mais de 42%, em relação ao início do mês, para as 53 horas, segundo
a mesma fonte.
“Estamos a desenvolver esforços para ajustar e coordenar todos
os recursos do porto e poder oferecer aos clientes um serviço mais rápido”
disse, entretanto, uma porta-voz do Shanghai International Port Group, que havia,
anteriormente, na semana passada, sinalizado a situação em comunicado no seu website.
A linha de transporte de contentores alemã Hapag-Lloyd comunicou
aos clientes, em aviso divulgado na quinta-feira, que estava a monitorizar a
situação de perto e a trabalhar com o porto para minimizar os atrasos.
A linha dinamarquesa Maersk, pertencente à A. P. Moller-Maersk,
também confirmou que alguns dos seus navios tinham sido afectados pelo
congestionamento.
“Estamos a trabalhar de perto com os portos chineses para
enfrentar quaisquer desafios operacionais e conseguimos manter um diálogo muito
construtivo com os nossos parceiros terminais”, disse uma porta-voz da empresa,
com sede em Beiijng.
Seja como for, a restruturação das alianças de transporte
marítimo de contentores, envolvendo mais de 10 transportadoras marítimas, que incluem
a Maersk, Hapag-Lloyd, COSCO Shipping e Yang Ming Marine Transportation e que
entrou em operação em vigor em 1 de Abril, veio causar ajustes de rotas e
colocar navios maiores em operação.
Os analistas também dizem que a procura por frete marítimo
começou a melhorar depois de anos de estagnação, alimentando um aumento nos
volumes e taxas.
Xangai tem sido o porto mais movimentado do mundo, em
volume de contentores movimentados, desde 2010. O porto operou 37,1 milhões de TEUs
no ano passado, um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior, segundo
comunicado ao mercado de valores no mês passado.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário