22 de abril de 2017

A linha de navegação em dificuldades Yang Ming corta serviço ao Irão

A conturbada Yang Ming Marine Transport Corp interrompeu o seu serviço de contentores para o Irão, tornando-se a primeira linha de navegação estrangeira a abandonar a rota um ano depois que as sanções internacionais contra Teerão foram levantadas, de acordo com uma fonte da empresa.
A Yang Ming, a nona maior linha de transporte marítimo de contentores do mundo, é, comparativamente, um operador menor no Irão, com uma única escala semanal. Várias linhas marítimas maiores começaram a servir o Irão desde que as sanções foram levantadas há um ano.
Um executivo da Yang Ming, sediado em Keelung, disse que a empresa “deixou de prestar serviços directos ao Irão devido a preocupações relativas a tensões crescentes”.
“Levamos em consideração as recentes sanções contra o Irão, bem como as atuais tensões geopolíticas na região e o que está acontecendo entre o Irão, os EUA e a Europa”, disse o executivo, negando-se a apresentar mais detalhes.
A Reuters não conseguiu confirmar de forma independente se o cancelamento da rota foi devido a novas preocupações geopolíticas com o Irão ou a mudanças na empresa chinesa insular, que está a tentar reduzir os custos depois de ter registado uma perda de US $ 62 milhões no último trimestre de 2016.
A Yang Ming anunciou, na quinta-feira, um pedido de suspensão da sua negociação dos seus títulos em bolsa até 04 de Maio, num esforço para reduzir as perdas de uma crise global na navegação.
O executivo disse que a Yang Ming também ajustou algumas de suas rotas na Ásia em resultado da recessão, mas que o fim do serviço directo para o Irão foi por causa de questões geopolíticas, não resultando de corte de custos.
Este cancelamento da rota para o Irão poderá ser visto, na indústria transportadora marítima, como um sinal adicional de que as empresas não se recuperaram tão rapidamente quanto Teerão tinha esperado, desde que as sanções foram levantadas.
Embora as sanções internacionais sobre o programa nuclear do Irão tenham sido removidas, as sanções americanas separadas contra o seu programa de mísseis ainda estão em vigor, o que tornou difícil para os bancos internacionais o seu envolvimento no país. O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, lançou uma revisão à política iraniana e sugeriu que ela poderia ser alterada com medidas mais duras.
Enquanto as companhias de navegação estrangeiras retomaram os negócios com o Irão, o comércio marítimo vital continua caro e complexo.
As empresas de transporte marítimo de contentores, incluindo as três maiores do mundo, Maersk Line, MSC e CMA CGM, estão entre as linhas estrangeiras que retomaram os serviços para o Irão após o levantamento das sanções.
A Maersk disse, entretanto, que não houve alterações às suas actividades no Irão e que estava a operar normalmente. Já a CMA CGM recusou a comentar, enquanto a MSC não foi contactada em tempo útil.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário