24 de abril de 2017

Piratas armados perseguem e abrem fogo sobre navio-tanque ao largo da Somália

Seis homens armados, a bordo de um skiff, perseguiram e dispararam sobre o petroleiro de produtos MT Costina, que navegava ao largo da costa da Somália em 22 de abril, de acordo com IMB Piracy Reporting Center.
O incidente ocorreu à noite, enquanto o petroleiro de 7.018 TPL estava a cerca de 5.7 milhas náuticas a leste da costa da Somália.
O skiff perseguiu o petroleiro durante quase duas horas, acabando depois por se afastar devido às manobras evasivas contínuas.
Um tripulante ficou ferido no incidente.
A IMB disse que o Capitão accionou o alarme e enviou uma mensagem de socorro, à qual respondeu um navio de guerra.
Após o recebimento do pedido de socorro, a ESPS Galicia da EU NAVFOR, que estava a 14 milhas náuticas, enviou um helicóptero SH-3D Sea King e navegou a toda velocidade em direcção ao MT Costina.
À chegada ao local, o helicóptero da ESPS Galicia pesquisou toda a aérea e, depois de confirmar que o skiff já não estava na área, a equipa de operações especiais da ESPS Galicia foi a bordo de MT Costina para tranquilizar o comandante e a sua tripulação.
Uma inspecção à estrutura superior do navio-tanque confirmou que a mesma tinha vários buracos de bala provocados pelo ataque pirata, mas foi considerado que o navio poderia prosseguir viagem.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário