3 de abril de 2017

A japonesa Kawasaki Heavy Industries reduz em 30% a sua construção naval

A Kawasaki Heavy Industries está a reduzir em cerca de 30% as suas operações de construção naval e offshore no Japão. Mas enquanto o impulso para um realinhamento mais amplo na construção naval japonesa esteja a crescer, mais uma vez a indústria não se atreve a dar o passo necessário para competir melhor com as suas maiores rivais, as sul-coreanas.
O grupo com sede em Tóquio anunciou o plano de reestruturação do segmento na sexta-feira, embora apenas no seio do seu grupo empresarial. A empresa tinha-se comprometido a elaborar o plano até ao final de Março, com a possibilidade de se retirar da construção naval ou de entrar em parceria com outras concorrentes (ver publicação anterior https://maremarinheiros.blogspot.pt/2017/04/construtores-navais-japoneses-formam.html). Mas a versão lançada no último dia do mês não incluiu tais medidas.
O plano apresentado considera primordial para o encerramento de uma das duas docas no Sakaide, principal estaleiro da empresa, pelo ano fiscal de 2020. A Kawasaki Heavy Industries espera reduzir cerca de 2.500 postos de trabalho, através de reformas antecipadas e por reatribuição de funções para outras Divisões.
A companhia também procurará sincronizar melhor com as suas joint-ventures de construção naval chinesas, incluindo aquisição de materiais e compartilhando trabalhos de construção em navios encomendadas à Kawasaki Heavy. A construção de navios transportadores de gás natural liquefeito – um negócio de alto valor agregado – entrará em pleno curso na China.
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