11 de abril de 2017

A Maersk conseguiu a aprovação da UE para a compra da Hamburg Süd

A Comissão Europeia aprovou a proposta da Maersk Line para adquirir a Hamburgo Süd, com a condição de que a alemã se retire (previamente) das redes de alianças em cinco rotas comerciais.
 As rotas incluem conexões entre o Norte da Europa e a América Central, a costa oeste da América do Sul e do Caribe, o Mediterrâneo e as costas oeste e leste da América do Sul e o Norte da Europa com o Médio Oriente. A comissão avaliou que haveria concorrência insuficiente se a Hamburg Süd continuasse a participar em rotas da aliança que servem estes mercados. Lembra-se que muito embora a Hamburg Süd não seja membro formal de uma aliança global, tem colaborado com a CMA CGM e outras através de acordos de partilha de slots.
“Os serviços de transporte marítimo competitivo são essenciais para as empresas europeias e para a economia da UE no seu todo”, disse a comissária Margrethe Vestager em comunicado. “Os compromissos oferecidos pela Maersk Line e HSDG manterão um nível saudável de concorrência em benefício das muitas empresas da UE que dependem destes serviços de transporte marítimo de contentores”.

De modo separado, a Maersk venderá a sua operadora de bandeira brasileira, Mercosul Line, a fim de satisfazer os reguladores nacionais anti-concorrência brasileiros. A Hamburg Süd controla a Aliança em cerca de 60% e a controlada pela Maersk (a Mercosul) detém outros 20% da empresa, pelo que a empresa resultante da fusão controlaria a esmagadora maioria da indústria marítima do país. Fontes de informção brasileiras esperam uma longa lista de potenciais concorrentes para a compra da Mercosul, incluindo as CMA CGM, MSC, NYK, COSCO e Hapag Lloyd.

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