A Comissão Europeia aprovou a proposta da Maersk Line para
adquirir a Hamburgo Süd, com a condição de que a alemã se retire (previamente) das
redes de alianças em cinco rotas comerciais.
“Os serviços de transporte marítimo competitivo são
essenciais para as empresas europeias e para a economia da UE no seu todo”,
disse a comissária Margrethe Vestager em comunicado. “Os compromissos
oferecidos pela Maersk Line e HSDG manterão um nível saudável de concorrência
em benefício das muitas empresas da UE que dependem destes serviços de
transporte marítimo de contentores”.
De modo separado, a Maersk venderá a sua operadora de
bandeira brasileira, Mercosul Line, a fim de satisfazer os reguladores
nacionais anti-concorrência brasileiros. A Hamburg Süd controla a Aliança em cerca
de 60% e a controlada pela Maersk (a Mercosul) detém outros 20% da empresa,
pelo que a empresa resultante da fusão controlaria a esmagadora maioria da
indústria marítima do país. Fontes de informção brasileiras esperam uma longa
lista de potenciais concorrentes para a compra da Mercosul, incluindo as CMA
CGM, MSC, NYK, COSCO e Hapag Lloyd.
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