4 de abril de 2017

Finlandesa Containerships recebe cerca de 17 milhões de euros da UE e da NEFCO

A Containerships recebeu um financiamento substancial para o seu projecto de gás natural liquefeito (GNL) da União Europeia e da Nordic Environment Finance Corporation (NEFCO). Com a concessão, a companhia de navegação finlandesa implementará a sua estratégia amiga do ambiente (eco-friendly), que se baseia na utilização de GNL em toda a cadeia de abastecimento logístico da Empresa.
A Containerships pretende ser a primeira empresa na Europa a estabelecer uma cadeia logística baseada inteiramente em GNL. No momento, o estaleiro chinês de Wenchong está a construir quatro navios a LNG para a companhia, programados para entrega até o final de 2018. A cerimónia do assentamento da quilha do primeiro navio a GNL e a cerimónia de corte do aço do segundo navio será realizada em Guangzhou, no próximo dia 7-4-2017.
A execução da estratégia da empresa é apoiada por um importantes financiamento de 16,9 milhões de euros concedidos pela União Europeia, sendo que 10,7 milhões serão destinados a investimento directo em navios e outros 6,2 milhões para o desenvolvimento de uma rede europeia de terminais de GNL, em parceria com outros parceiros envolvidos no projecto.
A Nordic Environment Finance Corporation (NEFCO) decidiu investir 5 milhões de euros no apoio à estratégia ambiental da empresa na região do Mar Báltico.
“A participação da União Europeia e NEFCO no projecto nos dá um apoio considerável para a construção da primeira cadeia de abastecimento ecológica na Europa”, elogia o CEO da Containerships plc Kari-Pekka Laaksonen.
Além dos novos navios, a Companhia também investirá em novos camiões a GNL, já que a Containerships já opera mais de 40 camiões movidos a GNL. O plano é aumentar o número até os 150-200. Além disso, a Companhia investiu numa instalação de reabastecimento de GNL localizada no Reino Unido.
O valor combinado dos investimentos efectuados pela empresa familiar finlandesa ascende a cerca de 150-200 milhões de euros, incluindo aquisições para o tráfego marítimo e rodoviário.

Nota pessoal: é nestas questões que verificamos a disparidade de comportamentos entre os responsáveis públicos dos vários países. A UE tem disponibilidade para ajudar as empresas dos países membros, saibam as empresas, os responsáveis públicos e os governantes apresentar projectos com mais-valia associada. É por esta, e por outras, que o senhor Dijsselbloem disse o que disse!

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