2 de janeiro de 2017

Incêndio em Ferry ao largo da Indonésia faz 23 mortos e 17 feridos

No dia de Ano Novo, o Zahro Express pegou fogo enquanto quando navegava do porto de Muara Angke, em Jacarta, para a Ilha Tidung, informou a imprensa local.
O navio tinha uma capacidade máxima para 280 passageiros. O manifesto de bordo listava 100 passageiros, mas o porta-voz de busca e resgate de Jacarta, Ramli Prasetio, disse que haviam sido resgatados 247 passageiros, sendo desconhecido, ainda, o número de pessoas desaparecidas (cerca de 17 passageiros são dados como desaparecidos, pelo manifesto de bordo).
Pelo menos 20 corpos foram encontrados no ferry gravemente queimados, tornando-se difícil a sua identificação.
De acordo com declarações de testemunhas o incêndio teve início na sala de máquinas cerca de 20 minutos após a saída do porto, tendo o fumo, de imediato, invadido o navio. Nessa altura, as pessoas entraram em pânico e saltaram ao mar, algumas lutando por coletes salva-vidas. O ferry terá, entretanto, explodido.
O capitão do ferry foi detido, acusado de ter sido o primeiro a abandonar o navio. Além dele, três tripulantes e dois funcionários das autoridades portuárias também ficaram sob custódia policial.
Infelizmente, a Indonésia tem um historial de acidentes com ferries elevadíssimo, sendo o controlo de segurança deste tipo de operação quase inexistente. A National Transportation Safety Commission relata um aumento no número de acidentes devido a condições meteorológicas adversas e ao erro humano. O número de incidentes aumentou de 15 em 2015 para 28 em 2016, de acordo com os meios de comunicação locais.
Notícia original

Sem comentários:

Enviar um comentário