A Malásia anunciou planos para um porto e uma cidade
industrial associada cobrindo uma área de mais de 100 quilómetros quadrados. O
porto deverá ter capacidade para 30 milhões de TEUs/ano.
De acordo com Tan Sri Kong Cho Ha, presidente da Autoridade
Portuária de Port Klang e Autoridade Portuária de Malaca, o projecto a 20 anos
envolverá infra-estrutura portuária integrada, instalações de reparação naval,
parques industriais, zonas de comércio livre, edifícios comerciais e
residenciais.
O periódico Star publicou que aquele responsável tinha
afirmado que Port Klang está muito congestionado e que será necessário outro
porto de águas profundas. "Se não fizermos nada agora, continuaremos a
favorecer Singapura e não seremos parte no enorme tráfego futuro", disse.
Kong destacou, ainda, que 80% do comércio marítimo entre o Oriente e o Ocidente
passam pelo Estreito de Malaca.
No ano passado, Port Klang, o 12º porto do mundo em
movimento de contentores, operou cerca 13,2 milhões de TEUs, um aumento de
10,8% em relação a 2015. A sua capacidade máxima está estimada em 16 milhões.
Em comparação, o Porto de Singapura operou 30,9 milhões de TEUs.
No entanto, estes planos estão ser vistos com cepticismo
por parte da consultora Drewry, que expressa preocupação com o excesso de
capacidade que possa advir, até porque Singapura está a planear um novo
complexo portuário em Tuas.Artigo original
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