A Color Line assinou uma carta de intenção com Ulstein para
a construção do maior navio híbrido do mundo, o ferry “Color Hybrid”. Planeado
para entrar ao serviço no verão de 2019, o novo ferry é um plug-in (ligação à
tomada) híbrido, onde as baterias serão recarregadas através de um cabo de
alimentação com electricidade verde a partir das suas próprias instalações em
terra ou recarregado a bordo pelos geradores do navio.
O navio poderá acomodar 2.000 passageiros e cerca de 450
carros, quase o dobro da capacidade do navio que irá substituir, o “Bohus”.
Funcionará inteiramente com energia das baterias, tanto dentro como fora do
porto de Sandefjord, seu destino primário, e terá zero emissões durante as suas
operações dentro dos fiordes.
A Color Line já instalou energia nas suas instalações em
Oslo, Larvik e Kristiansand, pelo que após o sistema de energia instalado em
Sandefjord, todos os portos noruegueses da Color Line terão ligações (plug-in) de
energia em terra.
Já estão em operação ferries híbridos em Nova Iorque,
São Francisco e na bacia norueguesa de Nærøyfjord, estando outras a ser
consideradas noutros locais. A aceitação na indústria está a crescer,
especialmente nos segmentos de passageiros e cruzeiros: a Hurtigruten está a construir
os primeiros navios de cruzeiro híbridos do mundo, com entrega prevista para
2018 e 2019, estando à espera que eles venham reduzir os custos com combustível
em 20%. Além disso, o CEO da Hurtigruten, Daniel Skjelda, observa que os
híbridos oferecerão operações quase silenciosas e sem emissões em áreas
ambientalmente sensíveis.Artigo original
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