O primeiro navio do mundo de transporte de LNG e, em
simultâneo, quebra-gelos, o Christophe de Margerie, da Sovcomflot, chegou a
Zeebrugge e prepara-se para os testes de mar. Encontra-se atracado a um
terminal de regaseificação, onde será arrefecida e carregada uma pequena
quantidade de LNG para as experiências e testes.
O Christophe de Margerie foi construído pela Daewoo
Shipbuilding and Marine Engineering para o padrão de classe russo Arc7, para
gelo. Este e os seus catorze navios irmãos estão projectados para quebrar até
seis pés de gelo sem a ajuda de um de quebra-gelo de escolta, permitindo-lhes escalar
a remota instalação LNG Yamal durante a maior parte do ano. Cada navio desta
classe será capaz de transportar 70.000 toneladas de LNG por viagem (cerca de
0,4% da capacidade anual da instalação), a uma velocidade no mar de 19 nós.
O gás já está a ser vendido a compradores europeus e
asiáticos sob contratos de longo prazo, segundo a Total, parceira do projecto.
No verão, os petroleiros levarão o gás para o leste, ao longo da Rota do Mar do
Norte, passando pelo Estreito de Bering e pelo sul até o Japão e a China. No
inverno, o gás irá para um terminal de transbordo em Zeebrugge, onde alguns
serão recarregados em navios de LNG convencionais para viagens pelo
Mediterrâneo, Canal de Suez e Oceano Índico.
Estes navios LNG quebra-gelo custarão US $ 5.000 milhões (no
seu conjunto) e serão operados pela Sovcomflot sob contratos de fretamento
fixos de 25 anos. Vários armadores, incluindo a Teekay e Sinotrans, investiram
nos navios.
Apesar destas despesas, o responsável pelo desenvolvimento
das instalações Novatek disse que o custo do gás natural da Yamal é tão baixo
que compensará os maiores custos de transporte e construção e que, mesmo assim,
o gás extraído ainda será competitivo em relação a outros produzidos noutras
instalações.Artigo original
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