Foi levantada uma série de questões no quarto Congresso de
Reciclagem de Navios, realizado em Londres, entre 25 e 26 de Janeiro, sobre a
lista europeia de instalações aprovadas de reciclagem de navios, recentemente
publicada.
Enquanto a Associação dos Armadores Dinamarqueses continua a
argumentar que a actual lista (que nesta fase apenas inclui 18 estaleiros Europeus),
deve ser utilizada como um incentivo para melhorar as condições a nível global,
outros exigem legislação adicional e que se aumente a obrigatoriedade da
utilização das instalações da UE.
A lista da UE quantifica a diferença entre a capacidade real
e a capacidade teórica de reciclagem de cada estaleiro, o que acaba por tornar
extremamente difícil o cálculo da verdadeira capacidade de reciclagem da UE.
De acordo com a Danish Shipowners 'Association, a capacidade
teórica é muito diferente da capacidade real, o que significa que a actual
lista apenas cobre entre 12% e 40% da capacidade de reciclagem que a Comissão fixou
como objectivo.
O Regulamento da UE sobre Reciclagem de Navios entra
em vigor o mais tardar em 31 de Dezembro de 2018 ou, antes, quando a lista de
instalações de reciclagem aprovadas pela UE atingir o limite de 2,5 milhões de TLD.Artigo original
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