26 de janeiro de 2017

Viking Grace será o primeiro navio de cruzeiro com sistema de propulsão eólica

A empresa finlandesa de propulsão eólica Norsepower Oy anunciou a assinatura de um acordo com a linha marítima finlandesa Viking Line para instalar velas de rotor a bordo do ferry de cruzeiro movido a GNL, MS Viking Grace.
O navio de 57.565 GT opera, actualmente, entre a Finlândia e a Suécia, sendo já um dos ferries de cruzeiro mais ecológicos do mundo.
Com a adição da tecnologia de vela de rotor Norsepower, o navio vai reduzir ainda mais as suas emissões por queima de combustível e respectivos custos com combustível. De facto, a Norsepower estima que a tecnologia pode reduzir as emissões de carbono em cerca de 900 toneladas anuais, o equivalente a cortar 300 toneladas de GNL por ano.
A Norsepower Rotor Sail Solution é uma versão modernizada do rotor Flettner, um cilindro rotativo que usa o efeito Magnus para aproveitar a energia eólica para impulsionar o navio. A solução é totalmente automatizada, detectando o momento em que o vento é suficiente forte e possa permitir a economia de combustível. A tecnologia já está em uso comercial a bordo do M / V Estraden da Bore, uma navio Ro-Ro de 9,700 DWT, que conseguiu uma redução de 6,1% no consumo de combustível através do uso de velas de rotor.
Uma vez concluído, o Viking Grace será o primeiro navio híbrido a operar com uma combinação de GNL e energia eólica.
Artigo original

Sem comentários:

Enviar um comentário