A empresa finlandesa de propulsão eólica Norsepower Oy
anunciou a assinatura de um acordo com a linha marítima finlandesa Viking Line
para instalar velas de rotor a bordo do ferry de cruzeiro movido a GNL, MS
Viking Grace.
O navio de 57.565 GT opera, actualmente, entre a Finlândia e
a Suécia, sendo já um dos ferries de cruzeiro mais ecológicos do mundo.
Com a adição da tecnologia de vela de rotor Norsepower, o navio
vai reduzir ainda mais as suas emissões por queima de combustível e respectivos custos
com combustível. De facto, a Norsepower estima que a tecnologia pode reduzir as
emissões de carbono em cerca de 900 toneladas anuais, o equivalente a cortar
300 toneladas de GNL por ano.
A Norsepower Rotor Sail Solution é uma versão modernizada do
rotor Flettner, um cilindro rotativo que usa o efeito Magnus para aproveitar a
energia eólica para impulsionar o navio. A solução é totalmente automatizada, detectando
o momento em que o vento é suficiente forte e possa permitir a economia de
combustível. A tecnologia já está em uso comercial a bordo do M / V Estraden da
Bore, uma navio Ro-Ro de 9,700 DWT, que conseguiu uma redução de 6,1% no
consumo de combustível através do uso de velas de rotor.
Uma vez concluído, o Viking Grace será o primeiro
navio híbrido a operar com uma combinação de GNL e energia eólica.Artigo original
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