17 de janeiro de 2017

Navio-tanque abastecedor Arca 1 desencalhado

O navio abastecedor Arca 1 que encalhou na Nova Escócia foi desencalhado com sucesso e encontra-se agora no porto de Sydney.
A Guarda Costeira Canadiana informou que não havia sido observada qualquer poluição durante toda a operação para libertar o navio da costa de Cape Breton, perto de Sydney Mines.
A operação para rebocar o Arca 1 começou na preia-mar de domingo, depois de ter sido adiada na semana passada devido ao mau tempo. No domingo à tarde o navio foi rebocado para o porto de Sydney e colocado em segurança.
O navio está a ser totalmente inspeccionado para avaliar da sua integridade estrutural e determinar a causa que provocou o encalhe.
O Arca 1, com bandeira do Panamá, encalhou no domingo, 8 de Janeiro, depois de sofrer uma falha do motor quando navegava do Porto de Montreal para o México. Todos os seis tripulantes foram retirados, com sucesso, do navio. A empresa de salvação e resgate confirmou que o navio, de 1.317 dwt, havia sido usado no reabastecimento de outros navios no porto de Montreal e que transportava cerca de 9 toneladas de combustível que não foram perdidas para o mar.
Embora a causa do incidente esteja sob investigação, são muitas as vozes que questionam se o navio estava preparado para fazer a viagem de Montreal para o México pelos seus meios próprios. Num artigo no The Canadian Press, Patrice Caron, da International Seafarers International, pôs em causa a autorização dada para a travessia, no inverno, do Golfo de São Lourenço a um navio-tanque petroleiro, projectado para operar em portos calmos. Caron disse: “Quando eu vi a notícia nem queria acreditar. Este navio deve permanecer em zonas abrigadas, não é para o mar aberto”.
O Arca 1 tem fundo chato e dois motores fora de bordo à popa. A embarcação foi comprada pela Petroil Marine do México e registada no Panamá. Os registos do Transporte Canadá indicam que o Arca 1 foi transferido para registo estrangeiro em 17 de Outubro, alguns meses antes da viagem.
Artigo original

Sem comentários:

Enviar um comentário