Os especialistas em tecnologia verde da Autoridade Marítima
Norueguesa (NMA) estão envolvidos no projecto de inovação HYBRIDShips em
Trondheim. Através deste projecto, a Fiskerstrand pretende desenvolver o
primeiro ferry a hidrogénio do mundo, permitindo o processo de aprovação, por
parte da NMA, da utilização do hidrogénio como combustível no transporte
marítimo.
A ideia subjacente à HYBRIDShips (que significa tecnologia
de hidrogénio e bateria para propulsão inovadora de navios) é estabelecer os
princípios de conhecimento necessários à construção de sistemas de propulsão
zero-emissão para travessias mais longas e em navios maiores, tendo por base pilhas
de combustível alimentadas por hidrogénio (células de combustível). A
Fiskerstrand Holding AS é a pioneira do projecto, que em Dezembro recebeu o
apoio da PILOT-E, uma ferramenta de financiamento do Research Council da
Noruega, Innovation Norway e Enova.
Ao abordar um projecto de navio específico, a NMA antecipará
o processo de aprovação do uso do hidrogénio como combustível no transporte
marítimo. O mesmo se aplica às regras de classe DNV GL.
O projecto HYBRIDShips foi, formalmente, lançado a 9
de Janeiro. A primeira fase será utilizada para identificar os requisitos
técnicos e regulamentares que devem ser cumpridos, para examinar e testar as
células de combustível utilizadas em condições marítimas e para desenvolver
soluções e procedimentos para o abastecimento e operação segura com hidrogénio.Artigo original
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