23 de janeiro de 2017

O último navio de açúcar havaiano deixou a Califórnia

O transporte de açúcar do Havai para a Califórnia durou por mais de um século, mas acabou.
Na semana passada, o navio de açúcar Moku Pahu entregou 32.000 toneladas de açúcar e 2.000 toneladas de melaço e, em seguida, largou da refinaria California and Hawaii (C & H) Sugar Company pela última vez.
A empresa foi fundada em 1906 e a sua Refinaria Crockett chegou a ser a maior refinaria do mundo, sendo icónica a marca C & H. Em simultâneo, a refinaria processou cerca de um milhão de toneladas de açúcar por ano, principalmente no Havaí.
Mas, os preços do açúcar caíram, os custos da mão-de-obra aumentaram, pelo que os engenhos de açúcar do Havaí tiveram de ser todos fechados. Hoje em dia, o mais provável será que açúcar C & H tenha origem no Vietname ou no Brasil; depois que esta última carga seja processada, todo o açúcar da refinaria Crockett passará a ser obtido a partir de fornecedores estrangeiros.
E, embora que o Moku Pahu não faça mais a viagem de 10 dias pelo Pacífico, as operações de refinaria não serão afectadas. Aproximadamente 450 pessoas estão empregadas na C & H, que produz seis milhões de libras de açúcar por dia.
No entanto, os postos de trabalho no Havaí foram perdidos. No ano passado, sustentado na perda de rentabilidade, a Hawaiian Commercial & Sugar Company colheu a sua última safra havaiana de cana-de-açúcar. A empresa, fundada em 1870, perdeu US $ 30 milhões no seu último ano de produção. O encerramento da plantação de 36 mil hectares significou a perda de 650 postos de trabalho, sendo que as terras ainda na posse da empresa serão convertidas para outras culturas, como o sorgo e as culturas de biocombustíveis.
 A indústria do açúcar era uma parte fundamental da história e do desenvolvimento de Havaí. Trabalhadores das Filipinas, da China, da Coreia e do Japão trabalharam, ao lado dos descendentes caucasianos de missionários, e ajudaram a criar a cultura única da ilha.
O Moku Pahu não era um graneleiro típico
Embora ao longe o Moku Pahu pudesse parecer um graneleiro convencional de seis gigantescos porões de carga, equipado com três guindastes, ele é, na realidade, um rebocador agregado a uma barcaça catamarã (duplo-casco). O rebocador encaixava entre os cascos.
A barcaça foi construída em Maine, em 1981, e o rebocador construído no Alabama em 1982. O navio completo tinha 209 metros de comprimento, era propulsionado por dois motores e é capaz de transportar quase 40.000 toneladas, tripulado por 15 profissionais.
O Moku Pahu esteve sempre matriculado no Havaí, embora tenha transportado outras cargas para além do açúcar. Chegou a transportar cereais para a Coreia do Norte e também viajou para a Rússia, Paquistão, Bangladesh, Filipinas e Djibuti.
Pertenceu a uma série de mais 12 navios iguais, tendo todos os outros sido desmantelados ou destruídos. O futuro do Moku Pahu ainda é incerto.
Artigo original

Sem comentários:

Enviar um comentário