O transporte de açúcar do Havai para a Califórnia durou por
mais de um século, mas acabou.
Na semana passada, o navio de açúcar Moku Pahu entregou
32.000 toneladas de açúcar e 2.000 toneladas de melaço e, em seguida, largou da
refinaria California and Hawaii (C & H) Sugar Company pela última vez.
A empresa foi fundada em 1906 e a sua Refinaria Crockett chegou
a ser a maior refinaria do mundo, sendo icónica a marca C & H. Em
simultâneo, a refinaria processou cerca de um milhão de toneladas de açúcar por
ano, principalmente no Havaí.
Mas, os preços do açúcar caíram, os custos da mão-de-obra
aumentaram, pelo que os engenhos de açúcar do Havaí tiveram de ser todos
fechados. Hoje em dia, o mais provável será que açúcar C & H tenha origem no
Vietname ou no Brasil; depois que esta última carga seja processada, todo o
açúcar da refinaria Crockett passará a ser obtido a partir de fornecedores
estrangeiros.
E, embora que o Moku Pahu não faça mais a viagem de 10 dias
pelo Pacífico, as operações de refinaria não serão afectadas. Aproximadamente
450 pessoas estão empregadas na C & H, que produz seis milhões de libras de
açúcar por dia.
No entanto, os postos de trabalho no Havaí foram perdidos.
No ano passado, sustentado na perda de rentabilidade, a Hawaiian Commercial
& Sugar Company colheu a sua última safra havaiana de cana-de-açúcar. A
empresa, fundada em 1870, perdeu US $ 30 milhões no seu último ano de produção.
O encerramento da plantação de 36 mil hectares significou a perda de 650 postos
de trabalho, sendo que as terras ainda na posse da empresa serão convertidas
para outras culturas, como o sorgo e as culturas de biocombustíveis.
A indústria do açúcar era uma parte fundamental da
história e do desenvolvimento de Havaí. Trabalhadores das Filipinas, da China,
da Coreia e do Japão trabalharam, ao lado dos descendentes caucasianos de
missionários, e ajudaram a criar a cultura única da ilha.
O Moku Pahu não era um graneleiro típico
Embora ao longe o Moku Pahu pudesse parecer um graneleiro convencional
de seis gigantescos porões de carga, equipado com três guindastes, ele é, na
realidade, um rebocador agregado a uma barcaça catamarã (duplo-casco). O
rebocador encaixava entre os cascos.
A barcaça foi construída em Maine, em 1981, e o rebocador construído
no Alabama em 1982. O navio completo tinha 209 metros de comprimento, era
propulsionado por dois motores e é capaz de transportar quase 40.000 toneladas,
tripulado por 15 profissionais.
O Moku Pahu esteve sempre matriculado no Havaí, embora tenha
transportado outras cargas para além do açúcar. Chegou a transportar cereais
para a Coreia do Norte e também viajou para a Rússia, Paquistão, Bangladesh,
Filipinas e Djibuti.
Pertenceu a uma série de mais 12 navios iguais, tendo
todos os outros sido desmantelados ou destruídos. O futuro do Moku Pahu ainda é
incerto.Artigo original
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