O Porto de Maputo, em Moçambique, tem um excelente potencial
de desenvolvimento. Está localizado ao longo da costa leste da África Austral,
ao norte dos Portos de Durban e Richards Bay. É um dos vários portos que estão
ligados, tanto via rodoviária como ferroviária, à megametrópole de Joanesburgo,
da África do Sul, que ainda é o principal pólo financeiro da África.
As estradas e linhas ferroviárias dos portos do Maputo, Durban,
Richards Bay, East London e Port Elizabeth cruzam e passam por túneis das
extensas e altas montanhas de Dragon Mountain (Drakensberg). Maputo, por seu
turno, oferece a menor distância ferroviária para Joanesburgo, o que poderá
potenciar o desenvolvimento a um menor custo.
Tem sido pública a oposição à expansão do terminal de contentores
mais movimentado da África, no Porto de Durban. Por outro lado, a ligação
terrestre entre Durban e Joanesburgo está a operar no limite da sua capacidade,
embora se espere um enorme aumento do tráfego de contentores no futuro ao longo
deste eixo.
Nos próximos anos, navegarão entre a Ásia e a América do Sul
grandes porta-contentores, com um possível porto de escala na África Austral. O
Porto de Maputo perfila-se como alvo de expansão e desenvolvimento futuro do
terminal de contentores para a atracação de navios maiores, imediatamente depois
de prolongado o cais e aprofundado o seu canal de navegação.
A linha ferroviária, relativamente curta, entre Maputo e a
área de Pretória/Joanesburgo seria bem mais económica que a actualização das
linhas ferroviárias que se estendem para o interior, a partir de Durban, East
London e Port Elizabeth.
Já Cape Town, tem potencial para o futuro desenvolvimento
de terminais destinados aos meganavios porta-contentores, embora tal
desenvolvimento deva ocorrer após o “upgrade”
do Porto de Maputo.Artigo completo
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