A consultora internacional Drewry Financial Research
Services descreveu a segunda maior linha de contentores de Taiwan como a
próxima Hanjin. No entanto, apesar da enorme onda de consolidação assistida pelo
sector, a gestão de topo da Yang Ming permanece irredutível, dizendo que a
empresa não será alvo de fusão.
A Drewry afirma que a Yang Ming “ocupa, agora, o lugar deixado
vago pela Hanjin Shipping, como sendo a empresa com o balanço mais endividado
na indústria".
O rácio de endividamento líquido de Yang Ming estava em 437%
no fim do terceiro trimestre de 2016, bem acima da média na indústria. Quase
cinco vezes à sua congénere regional mais próxima, a Evergreen Marine, e 12
vezes superior à Wan Hai.
Segundo a mesma consultora, “a dívida elevada da Yang Ming é
causa de grande preocupação para a indústria, devido aos riscos financeiros
acrescidos. Mesmo com a recuperação no mercado de frete subjacente, o encargo
da dívida sem uma reestruturação é uma luz vermelha
e um sinal claro para venda”.
A Yang Ming é a oitava maior transportadors marítima
de contentores do mundo com cerca de 579.000 slots na sua frota. No entanto, à luz dos actuais conhecimentos, no
sector que assistiu a uma colossal consolidação, será necessário o dobro
daquela capacidade para poder prosperar no actual mercado, não se vendo a alta
direcção da empresa preocupada ou pressionada para mudar.Artigo original
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