13 de janeiro de 2017

A Austrália e o Japão estão a desenvolver padrões de segurança para o transporte de hidrogénio líquido

A Austrália e o Japão assinaram um memorando, na sede da Autoridade Australiana de Segurança Marítima (AMSA) em Canberra, que permitirá que o hidrogénio líquido seja embarcado a granel pela primeira vez.
Estão a ser desenvolvidos no Japão sistemas de contenção para navios, que sejam capazes de transportar hidrogénio líquido a granel em segurança, da Austrália para o Japão, como parte de um projecto-piloto programado iniciar em 2020.
Como sabemos, as cargas de gás a granel são transportadas ao abrigo do Código Internacional para a Construção e Equipamento de Navios que Transportam Gases Liquefeitos a Granel (Código IGC), Código este que é obrigatório ao abrigo da SOLAS 74/88.
O código IGC não permite, actualmente, o transporte de hidrogénio líquido. As cargas não abrangidas pelo código podem ser transportadas se houver acordo entre as nações relevantes – Estado de bandeira do navio, porto de embarque e porto de descarga – e as alterações forem desenvolvidas em respeito do código e levadas à Organização Marítima Internacional (OMI) para aprovação.
A Austrália tem vindo a trabalhar com o Japão no desenvolvimento dos requisitos provisórios para o transporte de hidrogénio líquido a granel, da Austrália para o Japão, que foram aceites pelo Comité de Segurança Marítima da OMI em Novembro de 2016.
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