A Austrália e o Japão assinaram um memorando, na sede da
Autoridade Australiana de Segurança Marítima (AMSA) em Canberra, que permitirá
que o hidrogénio líquido seja embarcado a granel pela primeira vez.
Estão a ser desenvolvidos no Japão sistemas de contenção para
navios, que sejam capazes de transportar hidrogénio líquido a granel em
segurança, da Austrália para o Japão, como parte de um projecto-piloto
programado iniciar em 2020.
Como sabemos, as cargas de gás a granel são transportadas ao
abrigo do Código Internacional para a Construção e Equipamento de Navios que Transportam
Gases Liquefeitos a Granel (Código IGC), Código este que é obrigatório ao
abrigo da SOLAS 74/88.
O código IGC não permite, actualmente, o transporte de
hidrogénio líquido. As cargas não abrangidas pelo código podem ser
transportadas se houver acordo entre as nações relevantes – Estado de bandeira
do navio, porto de embarque e porto de descarga – e as alterações forem
desenvolvidas em respeito do código e levadas à Organização Marítima
Internacional (OMI) para aprovação.
A Austrália tem vindo a trabalhar com o Japão no
desenvolvimento dos requisitos provisórios para o transporte de hidrogénio
líquido a granel, da Austrália para o Japão, que foram aceites pelo Comité de
Segurança Marítima da OMI em Novembro de 2016.Artigo original
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