Um ex-CEO do estaleiro coreano Daewoo Shipbuilding &
Marine Engineering (DSME) enfrenta acusações adicionais de suborno: Nam
Sang-tae, 66 anos, está actualmente sob custódia e julgamento por suborno. Nam
liderou a empresa de 2006 a 2012.
As novas acusações dizem respeito a suspeitas de que ele foi
responsável por provocar cerca de US $ 25 milhões de perdas ao estaleiro,
disseram os promotores, por decisões baseadas em rede de influências e amizades.
A agência de notícias Yonhap relata que estas novas acusações
estão relacionadas com o processo judicial contra Kang Man-soo, ex-chefe do
Korea Development Bank, o maior accionista da empresa.
A DSME está actualmente a enfrentar uma série de processos judiciais.
No início deste mês, o seu actual presidente e CEO, Jung Sung-leep, foi
convocado para responder sobre o encobrimento de US $ 100 milhões em perdas
operacionais e o ex-CEO Ko Jae-ho foi sentenciado a dez anos de prisão por
acusações de contabilidade fraudulenta. Song Hee-young, um ex-jornalista
editorial do principal diário sul-coreano Chosun Ilbo, também foi indiciado por
alegações de que recebeu subornos em troca de escrever notícias favoráveis à
DSME.
Para além disso, o estaleiro perdeu uma acção movida pelos
concorrentes Hyundai Heavy Industries e Samsung Heavy Industries sobre patentes
sobre o processo de reliquificação de gás natural, uma tecnologia que deu à
DSME uma vantagem competitiva na construção de navios de transporte de LNG.
A indústria de construção naval sul-coreana foi
duramente atingida pela desaceleração no mercado de construção, tendo, não só,
caído o número de novas encomendas, como muitos compradores tentaram atrasar ou
cancelar as entregas já programadas. O Ministério das Finanças prevê que entre 56.000
e 63.000 trabalhadores na construção naval serão afectados pela reestruturação
e cortes de empregos neste sector até o final deste ano.Artigo original
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