A privatização do principal financiador de navios HSH
Nordbank foi oficialmente lançada, hoje com base num concurso lançado pelos
seus proprietários, os Estados alemães de Hamburgo e Schleswig-Holstein,
através de anúncios em jornais internacionais de negócios.
Os potenciais compradores têm até 27 de Fevereiro para
entrar em contacto com o banco de investimento Citigroup, que supervisiona a
venda, para a devida diligência. O prazo para a apresentação de propostas
indicativas para o que foi o maior banco marítimo do mundo foi fixado para 31
de Março.
Existem dúvidas, porém, sobre se o banco com activos totais
de 73 mil milhões de euros (US $ 78.010 milhões) pode ser vendido por inteiro,
devido ao seu enorme portfolio de empréstimos improdutivos. O HSH foi dividido,
internamente, em um banco central rentável com 50,7 mil milhões de euros de activos
e uma unidade em reestruturação com 22,3 mil milhões de euros de empréstimos não
produtivos (“banco bom e banco mau”).
Outro cenário possível poderia ser o banco com as suas actividades
produtivas de financiamento imobiliário e empresarial (“o banco bom”) vendido a
um banco comercial ou outro banco estatal alemão e a unidade em reestruturação
passar para um investidor financeiro de dívida de cobrança difícil (“o banco
mau”), como o Apollo ou o Lone Star. Na sequência de um procedimento de auxílio
estatal, a Comissão Europeia decidiu que a privatização do HSH Nordbank deverá estar
concluída até Fevereiro de 2018.
As perdas potenciais de crédito mal parado do HSH estão
cobertas, até agora, por garantias conjuntas superiores a 10 mil milhões de
euros pelos Estados de Hamburgo e Schleswig-Holstein. Segundo o director
financeiro do banco, Oliver Gatzke, essas garantias podem ter que ser
totalmente reestruturadas este ano.
Anteriormente, já uma grande parcela do montante garantido
(2,6 mil milhões de euros) fora utilizada no ano passado, uma vez que o banco
se livrou de empréstimos incobráveis, com 253 navios transferidos para uma
instituição de direito público (AÖR Portfoliomanagement) de Hamburgo e Schleswig-Holstein.
Mais empréstimos a empresas de transporte em situação insolvente podem ter que
ser transferidos para a AÖR, se a planeada venda de carteira falhar, incluindo 1.600
milhões de EUR de dívida em navios.
De acordo com o anúncio de venda, o HSH Nordbank tem
2.226 funcionários em toda a sua rede, tanto doméstica como de escritórios
internacionais em Nova York, Luxemburgo, Atenas, Hong Kong e Singapura.Artigo original
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