As acções da Orient Overseas (International) Limited, casa
mãe da linha de contentores OOCL, dispararam na abertura da Bolsa de Hong Kong e
subiram mais de 25% desde o início de Janeiro, no meio da crescente especulação
do mercado de que a operadora estará à venda.
Os títulos estão a negociar no seu valor mais elevado desde
2011, com os investidores a negocia-los, freneticamente, na esperança de num
golpe de sorte inesperada suceder um qualquer anúncio oficial de uma aquisição concretizada.
Mais de 3.400 acções estavam a mudar de mão a cada minuto no final do dia de
negociação, com o preço por acção a fechar 7% acima do momento de abertura.
Até agora, a OOCL tem sido evasiva: “Todos nós assistimos a
uma série de mudanças no cenário da indústria durante o ano passado e, durante
este período, muitos rumores têm surgido e espalhado, sobre vários temas, alguns
deles incluindo a OOCL. Apenas vamos acompanhando o que é conhecido, pelo que não
estamos em posição para responder ou comentar rumores e especulações que têm
vindo a público”.
As fusões e aquisições são questões sensíveis e as empresas,
tradicionalmente, negam toda a informação de negócios até que os possam confirmar,
de modo que nem a OOCL nem CMA CGM (promitente compradora, segundo os rumores) emitiram
qualquer negação absoluta de qualquer interesse, o que tem alimentado a
especulação.
Se a OOCL estiver, realmente, no mercado, para venda, não
vai ser barata. A Drewry coloca o seu valor de mercado em US $ 4,8 mil milhões,
um preço que limitaria o número de potenciais compradores, mas disse que o
preço de venda poderia ser, ainda, superior, considerando o valor das suas
acções subvalorizado, as suas elevadas reservas de caixa e a melhoria do
mercado de contentores.
Os analistas marítimos rotularam os parceiros da OOCL na
Ocean Alliance – CMA CGM, Cosco Shipping e Evergreen Line – como os seus
pretendentes mais prováveis. A aliança iniciará operações em Abril.
Dado aos generosos subsídios estatais que a China pretende
investir na Cosco, o custo de aquisição da OOCL não deve representar um obstáculo
para a transportadora chinesa. Pequim anunciou recentemente que a China Cosco
Shipping Group receberá US $ 26 mil milhões do Banco de Desenvolvimento da
China para desenvolvimento de terminais e par o seu processo de reformulação.
A família Tung, que controla quase 70% da empresa-mãe da
OOCL, também tem propriedades significativas na China.
Para a CMA CGM, que apenas recentemente completou a
aquisição da NOL e da unidade de linha LAP no final do ano passado, pode ser
muito cedo e muito caro entrar noutra aquisição de milhares de milhões de
dólares.
No entanto, a Evergreen parece ser a transportadora que mais
terá a ganhar se assumir a OOCL. A Cosco e a CMA CGM já têm escala global competitiva
adequada ao no novo ambiente de transporte de contentores, com o ranking global
de terceiro e quarto, respectivamente. Caso a Evergreen adquirisse a OOCL, a capacidade
combinada estaria em pé de igualdade com a Cosco, com uma quota de mercado de
cerca de 7,5%.
A firma consultora mundial Drewry afirma que a OOCL continua
a ser uma das companhias financeiramente mais sólidas no sector de transporte
de contentores, mas sua falta de escala é crítica num mercado onde a dimensão se
tornou imprescindível.
Artigo original
Sem comentários:
Enviar um comentário