19 de janeiro de 2017

A possível aquisição da OOCL pressiona bolsa de Hong Kong

As acções da Orient Overseas (International) Limited, casa mãe da linha de contentores OOCL, dispararam na abertura da Bolsa de Hong Kong e subiram mais de 25% desde o início de Janeiro, no meio da crescente especulação do mercado de que a operadora estará à venda.
Os títulos estão a negociar no seu valor mais elevado desde 2011, com os investidores a negocia-los, freneticamente, na esperança de num golpe de sorte inesperada suceder um qualquer anúncio oficial de uma aquisição concretizada. Mais de 3.400 acções estavam a mudar de mão a cada minuto no final do dia de negociação, com o preço por acção a fechar 7% acima do momento de abertura.
Até agora, a OOCL tem sido evasiva: “Todos nós assistimos a uma série de mudanças no cenário da indústria durante o ano passado e, durante este período, muitos rumores têm surgido e espalhado, sobre vários temas, alguns deles incluindo a OOCL. Apenas vamos acompanhando o que é conhecido, pelo que não estamos em posição para responder ou comentar rumores e especulações que têm vindo a público”.
As fusões e aquisições são questões sensíveis e as empresas, tradicionalmente, negam toda a informação de negócios até que os possam confirmar, de modo que nem a OOCL nem CMA CGM (promitente compradora, segundo os rumores) emitiram qualquer negação absoluta de qualquer interesse, o que tem alimentado a especulação.
Se a OOCL estiver, realmente, no mercado, para venda, não vai ser barata. A Drewry coloca o seu valor de mercado em US $ 4,8 mil milhões, um preço que limitaria o número de potenciais compradores, mas disse que o preço de venda poderia ser, ainda, superior, considerando o valor das suas acções subvalorizado, as suas elevadas reservas de caixa e a melhoria do mercado de contentores.
Os analistas marítimos rotularam os parceiros da OOCL na Ocean Alliance – CMA CGM, Cosco Shipping e Evergreen Line – como os seus pretendentes mais prováveis. A aliança iniciará operações em Abril.
Dado aos generosos subsídios estatais que a China pretende investir na Cosco, o custo de aquisição da OOCL não deve representar um obstáculo para a transportadora chinesa. Pequim anunciou recentemente que a China Cosco Shipping Group receberá US $ 26 mil milhões do Banco de Desenvolvimento da China para desenvolvimento de terminais e par o seu processo de reformulação.
A família Tung, que controla quase 70% da empresa-mãe da OOCL, também tem propriedades significativas na China.
Para a CMA CGM, que apenas recentemente completou a aquisição da NOL e da unidade de linha LAP no final do ano passado, pode ser muito cedo e muito caro entrar noutra aquisição de milhares de milhões de dólares.
No entanto, a Evergreen parece ser a transportadora que mais terá a ganhar se assumir a OOCL. A Cosco e a CMA CGM já têm escala global competitiva adequada ao no novo ambiente de transporte de contentores, com o ranking global de terceiro e quarto, respectivamente. Caso a Evergreen adquirisse a OOCL, a capacidade combinada estaria em pé de igualdade com a Cosco, com uma quota de mercado de cerca de 7,5%.
A firma consultora mundial Drewry afirma que a OOCL continua a ser uma das companhias financeiramente mais sólidas no sector de transporte de contentores, mas sua falta de escala é crítica num mercado onde a dimensão se tornou imprescindível.
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