O 1º de Abril poderá vir a ser “um dia de loucos” apropriado
para as principais operadoras de contentores do mundo. Neste sábado inicia-se a
nova estrutura de alianças, onde quatro grupos se tornam três. No entanto, as
indicações são que os preparativos não têm corrido nada bem.
Os membros do Conselho dos Transportadores Europeus (ESC) relatam
que muitos carregadores que exportam mercadorias de forma regular, para a Ásia
têm enfrentado uma enorme queda da disponibilidade de slots para contentores em quase todas as linhas marítimas.
A principal razão dada pelas transportadoras das duas novas
alianças – a Ocean Alliance e a THE Alliance – é a remodelação da sua
organização e o reposicionamento dos seus navios para iniciar os novos serviços
no próximo mês. A 2M (a parceria entre a Maersk e a MSC), entretanto, deixou de
aceitar carga de clientes das concorrentes que as abandonaram por escassez de
capacidade.
“Os carregadores são confrontados com situações gravemente
prejudiciais, que vão desde a violação dos compromissos contratuais de algumas
linhas até a impossibilidade de conseguirem embarcar antes de maio”, disse o
conselho em comunicado. Esta situação resulta numa taxa de frete muito
flutuante, que podem atingir rapidamente os 45% para garantir uma reserva.
O ESC chamou também a atenção das autoridades regulamentadoras
para a futura estrutura de mercado em que, a partir de hoje, três grandes
alianças controlam cerca de 90% da capacidade. As preocupações do ESC seguem-se
às diligências do FBI que invadiram a reunião do “Box Club” – ver artigo https://maremarinheiros.blogspot.pt/2017/03/fbi-ataca-reuniao-do-box-club.html
– a reunião anual dos maiores transportadores do mundo.
“Apesar das transportadoras não violarem qualquer
regulamentação regional actual sobre concorrência, a combinação de uma alta
concentração de empresas e uma instabilidade recorrente dentro das alianças
induz um risco muito maior de tornar, este tipo de ruptura do mercado, frequente
e significativo”, diz a ESC.Artigo original
Sem comentários:
Enviar um comentário