1 de abril de 2017

Navios desmantelados em 2017 são menos de metade do esperado, apesar do aumento dos preços da sucata

A melhoria acentuada no mercado de granéis secos levou à redução do número de navios vendidos para sucata, apesar dos preços oferecidos serem mais do que atractivos. No seu último relatório semanal, a GMS, o principal comprador do mundo, disse que “o recente aumento do valor de mercado ainda não mostra sinais de desaceleração, apesar dos preços já se aproximarem da cobiçada marca de USD 400 / tpl. Uma das causas para este aumento contínuo de preço é a escassez de tonelagem para reciclagem. Em comparação com o período homólogo do ano passado, a oferta para os estaleiros de desmantelamento é de cerca 50% menor este ano (especialmente no subcontinente indiano) ".
A GMS acrescentou que "além da melhoria dos preços locais pala chapa de aço, o comportamento em alta da moeda (especialmente na Índia), provocou uma procura frenética. Este comportamento está a preocupar os industriais e analistas de mercado porque, este fulgor do mercado pode já ter alcançado o pico, pelo que os preços ao se ajustarem poderão provocar alguma recessão ou, até, uma crise no sector.
Em um relatório separado, a Allied Shipbroking observou que “a dinâmica continua a impulsionar os preços, com perspectivas de se tocar níveis de US $ 400 / tpl em breve. A falta de tonelagem disponível para abate colocou a pressão sobre os compradores que demonstram “um apreciável apetite”. Como tal, a concorrência por cada unidade que chega ao mercado é fortemente negociada e muitos estão mesmo dispostos a forçar para números cada vez mais elevados, com um comportamento especulativo a tomar conta do mercado global.
Muita coisa parece estar agora dependente do preço da chapa de aço, uma vez que a melhoria das taxas de frete observadas em sectores como o de granéis secos tem, certamente, geradas expectativas de preços, consideravelmente, mais elevados, por parte dos proprietários de navios, que procuram adiar a decisão – vendo ou continuo a operar o navio?”.
Mas os olhos estão postos na China, onde os preços do minério de ferro caíram esta semana e, portanto, esta especulação pode não se materializar por completo. Uma coisa é certa: se a procura continuar em alta e a oferta de tonelagem limitada, então sim, as taxas poderão aumentar significativamente, pelo que o tempo dirá se o nível dos USD 400 / tpl será alcançado a breve trecho ou, até, superado.
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