11 de janeiro de 2017

Alphaliner: número de mega companhias transportadoras diminui

As duras condições prevalecentes no mercado de transporte de contentores durante o ano de 2016 levaram à redução do número de grandes transportadoras internacionais, de 20, há um ano, para 17 em Janeiro de 2017, de acordo com a Alphaliner.
A redução é resultado da aquisição da APL (com sede em Singapura) pela CMA CGM, da integração da CSCL na COSCO (ambas da China), enquanto a 7ª maior do mundo, a sul-coreana Hanjin Shipping, teve uma saída abrupta do mercado em Setembro de 2016 (por falência).
Este número irá encolher ainda mais em 2017 com a conclusão pendente da fusão Hapag-Lloyd e da United Arab Shipping Company (UASC), a aquisição da Hamburg Sϋd pela Maersk e a fusão das Japonesas K Line, MOL e NYK, informou a Alphaliner.
Além disso, a capacidade global operada pelos 17 principais transportadores diminuiu 1,3% nos últimos 12 meses, depois de descontada a tonelagem da Hanjin. Colectivamente, essas operadoras controlam 81,2% da capacidade de transporte global em 10 de Janeiro de 2017, contra os 83,7% controlados pelas 20 principais operadoras há um ano.
Além da Hanjin Shipping, cinco outras transportadoras registaram reduções de capacidade, como a Zim, que registou a maior perda de capacidade operada (reduziu 14,8%). A MOL e a K Line também registaram significativas reduções de capacidade (de 10,6% e 7,7%, respectivamente), antes da planeada fusão com a NYK para formação da parceria J-3.
Embora a capacidade operada do Grupo CMA CGM tenha crescido 17,3%, devido à compra da APL, a capacidade agregada de ambas as operadoras caiu 9,3%, devido, principalmente, à terceirização de parte substancial das actividades de feedering da CMA CGM.
A Hamburg Sϋd também foi forçada a racionalizar a sua capacidade de operação devido às condições muito fracas de mercado nas suas principais rotas da América do Sul, tendo a sua frota reduzido 6,6% no ano passado.
Artigo original

Sem comentários:

Enviar um comentário