29 de janeiro de 2019

Qualidade do ar em cruzeiros pior do que em cidades muito poluídas


Um relatório de investigação do Dr. Ryan Kennedy, da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, afirma que a qualidade do ar em quatro navios da Carnival Corporation pode ser pior do que em algumas das cidades mais poluídas do mundo, incluindo Pequim e Santiago.
O estudo foi encomendado pela organização ambientalista internacional Stand.earth.
O estudo mediu a poluição por partículas ultrafinas de vários locais em quatro navios de cruzeiro, tanto em porto como no mar, em cruzeiros de vários dias. As partículas ultrafinas podem ter milhares de vezes mais área de superfície do que as partículas finas, mas são pequenas o suficiente para poderem ser inaladas até os pulmões de uma pessoa e entrarem para a corrente sanguínea, onde podem causar taxas mais elevadas de doença cardiovascular e asma. Estudos recentes sugeriram que as partículas ultrafinas podem ser as mais perigosas para a saúde humana, e que o material particulado do escape do navio pode ser responsável por dezenas de milhares de mortes anuais, afirma a organização.
A Stand.earth pediu à Carnival Corporation que abandone o uso de óleo pesado na propulsão dos seus navios e imediatamente mudar para um combustível de queima mais limpa, enquanto instala filtros para ajudar a reduzir a poluição por partículas ultrafinas.
Todos os quatro navios do estudo têm purificadores (scrubbers) instalados que permitem queimar óleo combustível pesado dentro da maioria das Áreas de Controlo de Emissões da América do Norte e do Caribe. Na Califórnia, onde os depuradores são proibidos dentro de 24 milhas da costa, os navios são obrigados a mudar para um combustível mais limpo.
Um estudo de 2017 da União da Natureza e da Biodiversidade, na Alemanha, mediu a poluição atmosférica por partículas ultrafinas das emissões de navios de cruzeiro na ilha grega de Santorini. Isso levou a British Heart Foundation a emitir conselhos informando os passageiros de cruzeiros que evitassem ficar em áreas próximas ou a sotavento dos tubos de escape do motor.
Leia e descarregue o estudo aqui 
Fonte 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário