25 de janeiro de 2019

Novo simulador de combate a incêndios para a indústria marítima


A Kongsberg Digital desenvolveu um novo simulador para treinar oficiais e membros da tripulação do sector marítimo em operações avançadas de combate a incêndios.
A nova solução K-Sim Safety foi desenvolvida para oferecer formação sobre como se preparar para o combate a incêndios, de acordo com os requisitos de padrões de treinamento, certificação e serviço de quartos para os marítimos (STCW).
Pode ajudar a reduzir o impacto do fogo a bordo, bem como ajudar a planear estratégias e tácticas para controlar o fogo em vários locais do navio em caso de incêndio, sendo capaz de fornecer exercícios práticos simulados em ambiente real.
É composto por duas estações de reunião de equipas de incêndio (muster) com uma sala e espaço de máquinas virtual em 3D. O sistema apresenta uma animação 3D interactiva da sala de máquinas e quatro plataformas superiores.
Para garantir uma cena altamente realista, o simulador inclui modelos de objectos e equipamentos, bem como visuais incidentais, como fogo e fumaça, inundações e pessoas desaparecidas.
O vice-presidente de produtos de simulação marítima digital da Kongsberg, Leif Pentti Halvorsen, disse: “Os métodos tradicionais de treino em segurança contra incêndios podem ser complexos, caros e demorados, o que pressiona, tanto a empresa como a tripulação.
“Ao migrar o treino para um ambiente simulado usando o K-Sim Safety, os oficiais de bordo e tripulantes podem experimentar um incidente como se tivesse acontecido na vida real, enquanto os fornecedores do treino marítimo podem desenvolver uma estratégia mais simplificada com um baixo investimento e maior valor pedagógico".
O desenvolvimento do K-Sim Safety tem por base numa representação 3D de um navio-tanque de petróleo bruto Suez Max, de casco duplo, de 152.000 dwt com sete andares.
A representação permite aos formandos avaliar as situações e decidir sobre a melhor estratégia de resposta, implementá-la e observar os resultados das suas decisões.

Sem comentários:

Enviar um comentário